Blog


7 bons motivos para se morar em casa

26 de outubro de 2018

Morar em casa geralmente é uma das primeiras opções que vem em mente quando há o desejo de adquirir um imóvel. Porém, antes de tomar essa decisão, é preciso entender alguns fatores que envolvem a escolha. Dessa forma, as chances de decidir acertadamente são bem maiores.

Nesse sentido, é preciso levar em consideração alguns fatores antes de optar por adquirir uma casa, já que muitos deles podem ser determinantes para a sua qualidade de vida e a da sua família.

Dentre eles, destacamos analisar a acessibilidade — principalmente para quem tem familiares com necessidades especiais —, a quantidade de moradores que o imóvel suporta, bem como se os gastos da aquisição e manutenção estão dentro do esperado e conforme sua renda familiar.

Para ajudá-lo nessa avaliação, preparamos uma lista com 7 bons motivos para se morar em casa. Confira abaixo quais são eles!

1. Mais privacidade

Um dos grandes benefícios de morar em casa está na sua privacidade, que é muito maior do que quando se mora em apartamento. Na prática, notamos que é comum que pessoas que morem em casa tenham menos vizinhos, visto que não há tanta proximidade com os moradores ao seu redor.

Então, morar em casa proporciona uma privacidade muito maior, gerando mais conforto e cada vez menos a sensação de ser observado por pessoas externas à sua família. Pode parecer apenas um detalhe, mas isso colabora para manter sua intimidade.

Além de que é praticamente impossível ouvir os ruídos dos vizinhos e vice-versa, algo que não necessariamente acontece para quem mora em um apartamento. Dependendo da infraestrutura do prédio, os barulhos de uma unidade passam facilmente para outras.

2. Menos despesas

Morar em casa também traz uma realidade em que as despesas são menores do que um apartamento. O grande diferencial é que não é preciso pagar as taxas condominiais e de outros serviços que são prestados. Sabemos que essas cobranças podem ser um grande empecilho para muitas famílias.

Além disso, em um condomínio, há algumas despesas altas que podem surgir sem nenhuma previsibilidade, sobretudo quando envolvem questões administrativas, tal como a rescisão de contratos, custos com ações trabalhistas ou até investimentos em infraestrutura e reformas do condomínio.

Morando em casa, imprevistos também podem acontecer, mas as possibilidades são bem menores e mais facilmente controladas, tornando a chance de afetar negativamente o seu orçamento bem menor. Em um condomínio, a decisão é coletiva.

3. Mais liberdade

Morar em uma casa também proporciona uma maior liberdade em vários sentidos, tanto na questão de tomar a decisão de investir na parte estrutural da casa, podendo fazer reformas e alterações na sua estrutura para que possa se adaptar às suas necessidades, quanto na questão social.

Estamos falando de ter mais liberdade para receber amigos e familiares a qualquer momento. Além disso, fica muito mais fácil realizar eventos sem preocupações com burocracias e normas rígidas do prédio em relação a festas e utilização do seu espaço de lazer.

4. Mais espaço

Outro bom motivo para morar em casa está na questão do espaço do imóvel. O fato é que quando se compara o preço entre casas e apartamentos, o preço por metro quadrado dos apartamentos tendem a ser bem maior.

Além disso, ainda no tema da liberdade, é muito mais fácil dedicar um bom espaço da casa para a construção de um quintal, algo que ajuda a trazer a sensação de espaço maior, bem como contribuir para os momentos de lazer da família. Em um apartamento, essa opção é bem restrita, quase nula.

Junto a isso, destacamos a possibilidade de construir cômodos maiores, oferecendo maior conforto para a família e se adequando às suas necessidades, como no caso de pais e filhos.

5. Possibilidade de ter animais de estimação

Morando em uma casa, ter animais de estimação é uma realidade. Já em um apartamento, é uma possibilidade apenas, pois não dependerá somente da sua vontade, mas de toda uma questão que envolve a cultura do condomínio.

Quando falamos dessa questão cultural, há inúmeros fatores que podem impedir ter um pet, desde o próprio regimento do condomínio até a disposição dos vizinhos em aceitar e conviver com os animais nas áreas comuns. Dependendo da situação, problemas maiores de convivência podem ocorrer, tal como reclamações e conflitos entre os vizinhos.

Morando em uma casa, nada disso acontecerá, visto que você tem total controle sobre o espaço, o que traz essa liberdade de ter qualquer animal de estimação, sem passar por qualquer tipo de estresse.

6. Garagem sob medida

Outro ponto importante está na garagem. Para quem mora em prédios, geralmente isso é uma preocupação a mais, pois esse é um espaço limitado e compartilhado. Muitas vezes, não são todos os moradores que possuem esse benefício à disposição.

Além disso, é comum que elas sejam pequenas, não se adequando ao tamanho do veículo que a família tem. Há também as situações em que a família conta com mais de um automóvel e, morando em um prédio, será preciso deixar o carro na rua ou ter gastos extra com estacionamento.

Podemos dizer que, morando em uma casa, a realidade é totalmente outra, visto que a chance de encontrar uma casa com garagem extensa é muito maior. Para quem opta por construir uma casa do zero, será possível planejá-la conforme a necessidade da família.

7. Ter um jardim personalizado

O cultivo de plantas tem se tornado um hobbie, trazendo mais vida para o ambiente e tornando-se uma terapia. Para quem gosta da natureza, um motivo para morar em casa é o fato de ser bem mais fácil dedicar um espaço para construir e cultivar um jardim.

Em um apartamento, muitas vezes é preciso se contentar com poucas plantas dentro de casa. Sem falar na necessidade de vasos e demais utensílios, o que limita o cultivo.

Depois de ler essa nossa lista, deu para entender que morar em casa é uma opção muito mais atraente, certo? Então, avalie as possibilidades e entenda se esse tipo de imóvel se encaixa na sua realidade.

Você também é do tipo que não troca o aconchego de morar em casa por nada? Deixe nos comentários qual o seu maior benefício!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião