Blog


Afinal, o que é um urbanista? Conheça as funções deste profissional!

05 de agosto de 2019

Entender o que é um urbanista: eis algo extremamente importante para analisar imóveis corretamente. O urbanista (ou arquiteto urbanista) é um profissional que atua em projetos de desenvolvimento de bairros, cidades e saneamento básico. 

Ele cria estratégias para atender às necessidades locais, aproveitar melhor o espaço e recursos disponíveis — e isso traz diversas vantagens para os imóveis.

Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre as funções e benefícios de investir em projetos que tiveram a participação desse profissional. Boa leitura! 

Entenda o que é um urbanista 

No Brasil, o urbanismo é uma das possíveis atuações de um arquiteto. Sendo assim, para ser um urbanista, é necessário ser graduado em Arquitetura e Urbanismo, além de realizar cursos para se tornar especialista em desenvolver projetos urbanos.

Brasília, Goiânia e Belo Horizonte são exemplos de cidades brasileiras que foram planejadas para evitar o crescimento desordenado. O posicionamento de avenidas, o saneamento básico, entre várias outras características desses municípios foram inicialmente pensadas por urbanistas.

O trabalho desse profissional é fundamental para promover qualidade de vida e segurança aos moradores e visitantes. Afinal, para ser capaz de abrigar confortavelmente uma população, o espaço urbano — como ruas, praças, entradas, estacionamentos — também precisa ser bem elaborado.

Para atuar de forma legalizada, o urbanista necessita ser inscrito no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Esse órgão regulamenta a profissão e está presente em cada um dos estados do país.

Veja quais as principais atividades de um urbanista

Estruturar um espaço urbano exige analisar inúmeras questões técnicas, burocráticas, ambientais e humanas. Entre as principais funções desse profissional, estão: 

  • a elaboração de orçamentos;
  • a coleta de informações e o planejamento de projeto;
  • a direção e o controle de qualidade das construções;
  • a regularização do projeto;
  • o estudo de viabilidade técnica e ambiental. 

Conheça os benefícios que o profissional traz ao imóvel 

Quem não quer morar bem, em um lugar seguro, tranquilo e bonito? Encontrar o imóvel ideal para viver, principalmente com a família, não é tarefa fácil. É necessário observar a localização, o valor, a estrutura e acabamento do imóvel, além da urbanização da localidade. 

Não é por acaso que os condomínios horizontais e bairros planejados são excelentes opções. Como vamos ver a seguir, a participação de um urbanista em um projeto imobiliário proporciona diversas vantagens. Confira!

Valorização do imóvel

Muitos aspectos influenciam na valorização das propriedades, e um desses quesitos é a qualidade do projeto arquitetônico e paisagístico. Isso acontece por conta da qualidade final do empreendimento. Algumas características fundamentais são:

  • melhor aproveitamento do espaço e iluminação;
  • áreas de lazer e socialização bem planejadas;
  • facilidade de acesso e funcionalidade das áreas.  

Na prática, isso significa que comprar um imóvel com um bom planejamento urbano é um excelente investimento — já que as chances de conseguir vendê-lo por um preço maior no futuro são ótimas. 

Pelo mesmo motivo, caso a intenção seja investir para alugar o espaço, considerando todas as características já citadas, também vai ser possível alcançar um valor de locação mais interessante. 

Regulamentação da construção

Toda cidade tem um Plano diretor e de Zoneamento que define as leis para a construção e ocupação da cidade. Essas regras vão dizer se é permitido ou não abrir uma indústria em determinado local, por exemplo. O objetivo é que a cidade cresça respeitando o meio ambiente e os interesses públicos. 

O urbanista deve calcular a viabilidade e realizar o planejamento do espaço, respeitando essas regras. Isso evita que o empreendimento seja multado ou até mesmo demolido por ordem do poder público municipal. 

Segurança para moradia

Quando falamos em viver um lugar seguro, geralmente pensamos nos altos índices de criminalidade e nas maneiras viáveis de ficar longe disso. Entretanto, é importante refletir também sobre a segurança do próprio imóvel e de seus arredores.

Em um condomínio horizontal, por exemplo, tudo precisa ser elaborado para evitar acidentes e evitar a degradação. Obras bem planejadas e executadas por profissionais legalmente habilitados garantem isso. 

Planejamento do imóvel ideal

O planejamento é essencial para conseguir desenvolver um projeto de sucesso. É nessa etapa que o urbanista vai pensar nas necessidades dos futuros moradores e em como atendê-las. A estimativa de gastos, a contratação da mão de obra, as dimensões das ruas e acessos: tudo isso é decidido com antecedência. 

Além de beleza e segurança, planejar também significa criar estratégias para aproveitar da melhor forma possível o espaço, a iluminação e os recursos, garantindo praticidade e funcionalidade. 

Conforto e funcionalidade

Como já foi dito, uma das funções do urbanista é criar um ambiente confortável para o uso dos moradores e visitantes. Para conseguir isso, o profissional pode inserir diversos itens ao projeto, como quadras, academias, ciclovias, parques.

Além de facilitar a prática de exercício físico, o lazer e a socialização, o contato com a natureza também colabora para a saúde e bem-estar da população e deve ser valorizado no projeto urbanístico. 

Garantia de acessibilidade 

Ambientes com problemas de urbanização são desagradáveis para todos, mas principalmente para pessoas com mobilidade reduzida. Neles, é comum lidar com:

  • falta de espaço para descer com a cadeira de rodas no estacionamento;
  • ausência de rampas;
  • existência de escadas extremamente perigosas.   

Para evitar isso, o urbanista deve fazer com que o espaço seja acessível para todos, inclusive idosos, pessoas com deficiência e crianças. Tudo é pensado para que os moradores e visitantes consigam transitar com facilidade, inclusive as dimensões de calçadas, portas, estacionamentos e ruas.

Sustentabilidade e respeito ao meio ambiente

Já não é mais segredo para ninguém a necessidade de economizar os recursos naturais do planeta, certo? E isso também pode estar contemplado na escolha do imóvel. Um dos deveres de um arquiteto urbanista é encontrar maneiras de fazer com que a construção seja menos impactante para o meio ambiente, escolhendo as melhores práticas e materiais. 

Além disso, um planejamento urbano coerente favorece a arborização e valorização de espaços verdes. Uma casa mais sustentável melhora a qualidade do ar, promove mais beleza e bem-estar ao espaço, além de tornar a sensação térmica mais agradável.  

Agora, você já sabe o que é um urbanista e quais são as funções dele em um projeto imobiliário. A participação desse profissional é essencial para que o imóvel tenha toda a infraestrutura necessária para garantir qualidade e segurança. 

Quer continuar acompanhando os nossos conteúdos? Assine nossa newsletter e receba novos artigos diretamente em seu e-mail! 

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião