Blog


Afinal, quais benefícios de morar em bairro verde?

09 de julho de 2018

Morar em bairros verdes é uma excelente opção para quem pretende adquirir um imóvel. Afinal, seja qual for o motivo da compra, é preciso buscar um lar que traga benefícios diversos e bem-estar, fatores alcançados facilmente em um bairro verde.

A grande diferença dos bairros verdes é o fato de oferecerem a possibilidade do contato mais direto com a natureza, com parques, praças ao ar livre, ciclovias e estruturas de lazer, sem todo o caos da área urbana.

Além disso, ele traz as vantagens de qualquer cidade, com infraestrutura completa no seu entorno, tal como opções de comércio e serviços: supermercados, farmácias, padarias, escolas, entre outros estabelecimentos que se fazem necessários no dia a dia das pessoas.

Para ficar mais claro, preparamos uma lista com 5 benefícios de morar em um bairro verde. Está interessado em saber mais? Então, continue com a leitura!

Prevenção de problemas de saúde

Sem dúvida alguma, as pessoas que moram perto de áreas verdes — e desfrutam delas diária ou semanalmente — reduzem as chances de terem problemas de saúde. Uma pesquisa financiada pelo Departamento de Saúde Pública dos Estados Unidos apresentou os benefícios de morar em um bairro verde. 

Podemos dizer que os moradores de bairros verdes apresentam melhora  em suas condições de saúde. Ou seja, eles podem ter um aprimoramento das funções cognitivas, diminuição da depressão, alívio de estresse, melhora do sono, redução de doenças cardiovasculares, entre outros benefícios.

No geral, as áreas verdes ajudam as pessoas que frequentam o seu espaço a terem um sistema imunológico muito mais forte, diminuindo a sua vulnerabilidade para contrair qualquer doença. E esses fatores ajudam a melhorar tanto a saúde física quanto a mental dos seus moradores.

Benefícios para saúde e bem-estar das crianças

Saiba que a questão da saúde não vale apenas para os adultos, mas também para as crianças, que poderão crescer convivendo com um ar mais puro, criando uma maior resistência e contando com uma rotina bem mais saudável.

Faz toda a diferença para o bem-estar dos filhos quando eles possuem um contato mais intenso com regiões arborizadas, contando com opções de lazer que estimulam a sair de casa e a gastar energia.

Em um bairro verde, é possível levar os pequenos para a rua com uma frequência maior, algo que será essencial para o seu crescimento, tanto na parte da sua saúde quanto no que diz respeito a conviver com outras pessoas e crianças.

Com isso, a saúde, bem-estar e socialização andarão juntos, sem contar que os pequenos ficarão satisfeitos em correr pelos parques, uma vida bem diferente do que ficar trancada em um apartamento.

Maior possibilidade de socialização

Outro ponto importante é a questão da socialização. Afinal, bairros verdes apresentam uma maior variedade de lazer, contando com parques, praças e diversas opções para todos os tipos de público, desde atletas que querem praticar esportes até a família que deseja passear com o seu animal de estimação, por exemplo.

Sendo assim, os moradores poderão se sentir mais estimulados a saírem de casa para aproveitar o contato com a natureza, exercitando-se e tendo bons momentos de lazer. Uma das consequências disso é a chance de conhecer mais vizinhos e outros moradores, construindo novas amizades.

Isso é um ponto muito importante para que os moradores se sintam bem no seu dia a dia. Além disso, criam-se maiores possibilidades de iniciar novos relacionamentos, tornando a vida social muito mais interessante. 

Redução do estresse

É comum que uma rotina intensa provoque inúmeros momentos de estresse para a maioria das pessoas. Afinal, a vida na cidade é estressante por si só, com todo o seu urbanismo e correria em excesso, fatores que somos obrigados a enfrentar todos os dias.

Por isso, é importante que esse estresse seja interrompido quando voltarmos para a nossa casa, a fim de desfrutarmos o nosso lar e aproveitarmos todas as opções de lazer.

Morar em um bairro verde ajuda muito nessa questão, visto que, além de oferecer um ar mais puro, a tendência é que o movimento seja bem menos intenso, o que ajuda no processo de relaxamento.

Em uma pesquisa recente, realizada por uma revista científica, foi apontado que os adolescentes moradores em áreas verdes são menos agressivos. Nem precisamos falar que isso é uma consequência positiva do ambiente em que vivem, certo?

Condições melhores de clima

Outro benefício de morar em um bairro verde é que este oferece condições melhores de clima, principalmente por ser uma área muito mais arborizada quando comparada à de um bairro comum.

Pode até parecer um detalhes, mas o clima de uma cidade movimentada é muito semelhante a um deserto, com o ar mais seco, devido à poluição, e temperaturas extremas, tanto nos momentos de frio quanto de calor.

Já o bairro verde oferece um ar bem mais purificado, com um maior nível de umidade. Este é mais um ponto que contribui para a saúde das pessoas que habitam a sua região. Elas poderão respirar um ar muito melhor, em um clima muito mais agradável.

Melhora da qualidade de vida

Por fim, não podemos deixar de ressaltar que morar em um bairro verde melhora a qualidade de vida das pessoas. Por mais subjetivo que isso possa parecer, essa é uma das coisas que mais influenciam a vida de todos.

Em tempos em que a vida na cidade é estressante e caótica, um dos grandes desejos de toda a população é poder ter uma boa qualidade de vida, morar em um lugar onde seja possível sentir-se bem, descansar e se preparar para enfrentar os desafios do dia seguinte.

Portanto, poder desfrutar de um lugar em que haja um maior contato com a natureza contribuirá muito para alcançar esse objetivo, bem como auxiliará no processo da busca constante pelo bem-estar.

Deu para perceber que morar em bairros verdes pode ser uma ótima escolha para quem quer proporcionar uma ótima qualidade de vida para si e sua família, não é mesmo? Então, não deixe de colocar essa questão como uma prioridade ao buscar por imóveis na sua cidade.

Agora que você já conhece os benefícios de se morar em um bairro verde, o que acha de conhecer os 10 motivos para investir em Aparecida de Goiânia? Aproveite bem a leitura e até a próxima!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião