Blog


Como aumentar o patrimônio agora mesmo com 6 práticas

23 de julho de 2018

A maioria das pessoas associa sucesso à salários altos, mas o que constitui a verdadeira riqueza de alguém é o patrimônio líquido. Entretanto, fica a dúvida: como aumentar o patrimônio e acumular mais riquezas?

O patrimônio líquido ou capital próprio é tudo aquilo que a pessoa possui e pode ser convertido em dinheiro, para ser utilizado em casos de necessidade. Carros, imóveis, investimentos e empresas são alguns exemplos disso. Por isso, é importante preocupar-se tanto com a construção do seu patrimônio quanto com o aumento do seu rendimento mensal.

Afinal, de nada adianta você ganhar rios de dinheiro se você gasta ele todo ao fim do mês e, em momentos de urgência, não tem onde recorrer. No post de hoje falamos sobre algumas práticas importantes a serem desenvolvidas para que você alcance esse objetivo e, consequentemente, o sucesso na sua vida financeira. Ficou interessado no assunto? Então, continue conosco até o final deste post e surpreenda-se!

1. Entenda o que é patrimônio líquido

Antes de tudo é preciso entender o que realmente é o patrimônio líquido. Ele é simplesmente a soma de tudo o que você possui – carros, imóveis, dinheiro em conta bancária, ações, empresas etc – subtraído por todas as suas despesas. O valor obtido demonstra o tamanho da sua riqueza.

O patrimônio líquido é composto por duas formas de rendimentos: ativos, oriundo do seu trabalho; e rendimentos passivos, originados de outras fontes de renda. É por meio do aumento desses rendimentos que uma pessoa consegue aumentar o seu patrimônio.

2. Tenha um planejamento financeiro

O aumento do patrimônio líquido inicia-se pela economia. Para isso, o desenvolvimento de um bom planejamento financeiro é o primeiro passo a ser dado. Essa é uma tarefa bem simples, mas que exige uma avaliação com relação aos seus gastos, o seu consumo e o que você deseja alcançar até uma determinada data. Isso mesmo! Estipular prazos para conquistar os seus objetivos é uma ótima tática.

No entanto, o que deve ser levado em consideração é o quanto você ganha e o quanto você gasta. Dessa forma, você consegue ter uma visão ampla sobre a sua real situação financeira e saber o quanto você pode economizar por mês — os gurus das finanças costumam recomendar que esse valor fique entre 20% e 30% do seu rendimento.

Porém, antes de você começar a economizar, é necessário quitar todas as suas dívidas. O ideal é que todas as suas contas sejam pagas sem a necessidade de pegar um empréstimo. Isso é ter planejamento – organizar as suas contas, não gastar além do que ganha e planejar o futuro de acordo com o que pode. Com todo esse controle financeiro é possível ir longe!

3. Saiba controlar seus gastos

A melhor maneira para conseguir organizar as suas finanças e assim aumentar o seu patrimônio é mantendo o equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta como dito no tópico anterior. No entanto, o primeiro passo para atingir um nível de eficiência na organização financeira é por meio de um controle de gastos mensais.

Esse controle é muito importante para que você e toda sua família possam desenhar o caminho para a realização dos seus principais desejos. Desse modo, veja algumas maneiras de melhorar o seu controle de custos mensais.

Anote todos os seus gastos

Essa é melhor maneira de você enxergar para onde está indo o seu dinheiro. Anote tudo, desde o cafezinho até a saída para um almoço com os amigos. O ideal é anotar antes de consumir um produto ou contratar um serviço. Assim, você avalia a real necessidade daquela despesa.

Corte gastos não planejados

É nesse momento que você percebe os gastos desnecessários. São esse tipos de despesas que o impedem de realizar uma viagem, por exemplo. Antes de consumir, reflita a real necessidade da compra naquela hora. Avalie o quanto você realmente precisa daquele item.

Determine metas e prioridades

Um fator que facilita a realização de um bom controle de gastos mensais é a definição de metas e prioridades. Ao estabelecer um objetivo para controlar os seus gastos mensais, como a aquisição de uma casa, fica mais fácil abrir mão de alguns gastos habituais.

4. Invista seu dinheiro 

Uma outra excelente maneira para aumentar o seu capital próprio é realizando investimentos. Pois, é assim que o dinheiro se multiplica, o que permite a sua independência financeira e até mesmo a possibilidade de viver somente com os lucros do seu patrimônio. O mercado oferece diversas opções de investimento, basta que você escolha a que você mais se identifica. Veja algumas delas.

Aquisição de imóveis

Essa é uma das melhores opções de investimentos principalmente em tempos de crise. Adquirir imóveis é um investimento que agrega estabilidade tanto para o presente quanto para o futuro, ainda mais para quem paga aluguel.

Outra vantagem desse investimento é que ele consolida o seu patrimônio e ainda pode virar renda. Com o aumento do patrimônio líquido, você pode passar a contar com renda extra também. Isso porque os imóveis, além de se valorizarem ao longo do tempo, ainda podem ser alugados, gerando mais ganhos mensais a você.

Compra de ações que paguem ótimos dividendos

Existem várias maneiras de ganhar dinheiro comprando ações, e uma das mais atraentes é por meio do recebimento de dividendos. Eles são uma forma de remunerar o comprador das ações, feita de em determinadas épocas e variam de acordo com cada empresa. Além disso, comprar uma ação de uma organização é fazer um investimento nela. O pagamento de dividendos é uma das opções de retorno sobre esse investimento.

5. Aumente o seu conhecimento sobre o tema

Para aumentar o seu patrimônio líquido é muito importante que você invista alto na busca pelo aprendizado. Fazer investimentos não é uma tarefa muito fácil, por isso conhecer bem o que o mercado financeiro disponibiliza e suas taxas é fundamental para obter sucesso no aumento do seu capital. É preciso trabalhar constantemente em prol do seu aprimoramento.

Se você quer realmente mudar a sua condição financeira, é essencial investir em você mesmo e no seu aprendizado.

6. Busque assessoria especializada

Depois de conhecer todas essas práticas para aumentar o patrimônio, você deve planejar as suas ações. Você pode realiza-las sozinho ou com o auxílio de profissionais do mercado financeiro. Optar por empregar os próprios recursos de forma independente fica isento de algumas taxas, como a de consultoria, por exemplo.

Em contrapartida, você pode ficar exposto a altos riscos, ainda mais se for um iniciante. Contar com o apoio de uma parceria mais experiente para a gestão de seus investimentos, usufrui de maior comodidade e segurança, além de ter o acompanhamento frequente de seus negócios visando possibilidades de melhoria na lucratividade.

Agora você acabou de conhecer algumas práticas que podem ajudá-lo a aumentar o seu patrimônio líquido. Essas dicas são essenciais para quem deseja aumentar as suas riquezas e viver uma vida tranquila e sem aperto financeiro.

Gostou do conteúdo? Conseguiu aprender como aumentar o patrimônio com 6 essas práticas? Então compartilhe nosso post nas suas redes sociais para que seus amigos e sua família também saibam mais sobre assunto!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião