Blog


Como avaliar se um bairro é seguro para morar?

29 de março de 2019

Todos buscam por excelentes imóveis que podem viabilizar comodidade e tranquilidade para a sua família. No entanto, para escolher um bairro seguro de modo efetivo, há alguns requisitos a serem considerados. Por exemplo, avaliar a segurança, a estrutura, a vizinhança, os comércios, dentre outros.

O bairro é um aspecto que pode influenciar em todas essas características relevantes para uma moradia de qualidade. Esse cuidado é fundamental e é levado em consideração por muitas pessoas, mas algumas deixam passar despercebido.

Nessa perspectiva, preparamos este post com dicas para que você saiba como avaliar se um bairro é seguro para morar. Continue a leitura!

Visite o bairro em diferentes horários 

Em primeiro plano, não escolha o imóvel com pressa, pois isso poderá prejudicar a decisão. Em vez disso, defina a casa ou o apartamento que se encaixe no seu gosto e, depois, planeje a visita à residência com mais cuidado e paciência.

Vá até o imóvel, por exemplo, em diferentes períodos da noite, da tarde e da manhã e tenha cautela ao avaliar os detalhes, com o objetivo de evitar que problemas na casa passem sem serem vistos.

Essa estratégia é simples e ainda permite que o indivíduo conheça tanto a residência quanto a região em que ela está localizada. Dessa maneira, com a frequência de visitas em diferentes períodos, é possível conhecer a estrutura da casa, o perfil da vizinhança e a infraestrutura do bairro.

Ademais, essa tática pode ajudar a descobrir se existem estabelecimentos que funcionam durante a noite, como bares, boates e pubs em volta do imóvel. Nesse sentido, esse estudo detalhado revelará se o bairro é seguro e viável para você morar. 

Busque a opinião dos vizinhos 

Realizar a compra ou o aluguel de um imóvel não é tão simples quanto se parece, pois esses negócios, geralmente, envolvem altos valores. Caso o indivíduo queira voltar atrás na transação, sem dúvida, será muito trabalhoso e pode, até mesmo, não conseguir a devolução.

E um dos requisitos para avaliar se a casa é ideal para você e sua família é conversar com os vizinhos daquele local. Como eles moram há mais tempo por ali, certamente, já conhecem os pontos positivos e negativos do lugar.

A opinião dos vizinhos é de extrema importância para avaliar o imóvel. Há alguns assuntos relevantes que você pode perguntar, como: os problemas estruturais do bairro, os espaços públicos existentes para lazer, a movimentação durante a noite, a criminalidade, etc.

Essa realidade permite que o indivíduo conheça rapidamente as características da região. Além disso, saberá se a localidade está evoluindo ou se está sendo, frequentemente, fonte dos problemas que prejudicam e diminuem a qualidade de vida da vizinhança. 

Verifique a presença de comércios ao redor

Outro aspecto relevante para uma efetiva escolha de um bairro seguro é a presença de comércios na região. Bairros que têm diversos serviços como academia, escola, hospital, padarias, supermercados, restaurantes, farmácias, bancos, entre outros, sem dúvida, são os melhores locais para comprar um apartamento.

Essas alternativas demonstram um bairro seguro, facilita as atividades do cotidiano e melhora a qualidade de vida dos moradores. Por exemplo, ninguém quer andar quilômetros para comprar pães e biscoitos para o café da manhã. Isso atrapalharia os horários e compromissos da família.

Além disso, muitos estabelecimentos costumam funcionar durante os períodos noturnos. Imagine você chegar em casa cansado e esquecer que não realizou a compra do supermercado. Esses comércios podem facilitar a sua comodidade, já que poderá se deslocar rapidamente até onde precisa.

Esse fato, além de facilitar a rotina dos moradores, mostra a existência de um bairro seguro, visto que em locais sem segurança é menos comum a presença de comércios.

Avalie a infraestrutura

A infraestrutura de um bairro pode influenciar na sua qualidade de vida, pois existem muitos aspectos em que ela pode interferir, como, por exemplo, a segurança. Isso é muito importante, pois, em uma região que não é assistida da forma correta por policiamento, certamente, haverá criminalidade.

Dessa forma, durante a visita à residência, confira se o bairro conta com a presença de viaturas policiais, se há uma boa iluminação pública tanto nas praças quantos nas ruas, com o intuito de saber se à noite elas são frequentadas pelos próprios moradores ou por pessoas estranhas.

Outro aspecto importante que deve ser observado durante a visita é se existem terrenos baldios, ou seja, sem muros. Esses locais podem favorecer o aparecimento de pessoas estranhas e a existência de crimes como furtos e vendas de entorpecentes, além de servir como esconderijos para infratores da lei.

Analise a distância entre os deslocamentos frequentes

Grandes deslocamentos podem diminuir a sua comodidade e a sua segurança, pois quando você precisar sair à noite, por exemplo, pode ter que voltar de madrugada se a distância for longa. Ou também, pais com filhos adolescentes universitários que estudam à noite podem ficar preocupados com a saída dos jovens, se demorarem a chegar.

Dessa maneira, procure por bairros que facilitem e diminuam o deslocamento entre lugares que você vá com frequência. Por exemplo, escolha uma região com universidades, bancos e shoppings. Essas alternativas trarão mais comodidade e tranquilidade no cotidiano. 

Informe-se sobre o transporte público da localidade

Além das dicas aqui já citadas, não deixe de se informar sobre o serviço de transporte público no bairro. Mesmo que não venha a utilizá-lo no seu cotidiano, é importante saber se a região escolhida para morar é bem preparada nesse quesito.

Enfim, para escolher um bairro seguro, procure saber onde se localizam os pontos de ônibus, estações de trens e metrôs, quais linhas são atendidas e como é o fluxo de pessoas nesses lugares — se intenso em apenas alguns horários ou constante —, pois isso vai refletir na segurança da sua família ao sair de casa em horários menos movimentados.

Em resumo, as dicas presentes neste conteúdo lhe ajudarão a encontrar um bairro seguro. Escolha um período de tempo suficiente para analisar a residência de seu gosto. Como os negócios imobiliários envolvem altos valores, sem dúvida, a escolha deve ser bem-feita, portanto, não visite o bairro e o imóvel com pressa.

Gostou do nosso post sobre como avaliar se um bairro é seguro? Então saiba mais sobre este e outros assuntos em nosso artigo sobre os melhores bairros para se morar em Goiânia!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião