Blog


Como viver na região metropolitana de Goiânia com boa qualidade de vida?

23 de agosto de 2019

Viver em uma cidade nem sempre pode trazer bons resultados. Entretanto, o importante não é “onde”, mas sim “como” viver com qualidade de vida. Você sabia que na região metropolitana de Goiânia é possível ter acesso a todos os serviços necessários e ainda garantir uma vida tranquila e segura?

Pois é, muitas vezes escolher um bom lugar para morar com a família em grandes centros implica avaliar diversos fatores. Porém, tanto a cidade de Goiânia quanto outras localidades próximas apresentam características positivas, tornando-as ideais para quem busca segurança e acolhimento.

Nesse artigo você vai conhecer mais sobre a região metropolitana de Goiânia e aprender como viver com mais qualidade de vida.

Como é a qualidade de vida na capital de Goiás?

Apesar da sensação de cansaço que muitos centros urbanos despertam nas pessoas, ainda é possível encontrar locais e momentos específicos para melhorar a maneira como você vive o seu dia. Para muitos habitantes das grandes cidades, ter acesso a regiões de elevada qualidade não é tão simples.

Mas onde está a qualidade de vida então? Por vezes esse termo é utilizado de maneira muito ampla, sem necessariamente explicitar o que seria. Então, em um breve resumo, essa qualidade pode ser medida por meio de características que permeiam a maneira como as pessoas se sentem em certos ambientes. Esses atributos estão relacionados à felicidade, bem-estar e satisfação.

Tais características são o que fazem a diferença no cotidiano das pessoas, e Goiânia é uma das capitais que mais oferecem qualidade de vida para sua população. Para se ter uma noção, a região metropolitana de Goiânia foi tida como o 2° lugar no Brasil com maior qualidade de vida a partir do Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) de 2016, desenvolvido pela UFRJ.

Nesse índice estão listados qualidades, como: mobilidade urbana, condições ambientais, serviços coletivos e urbanos, entre outros temas de grande importância para se viver em paz nas metrópoles. São características assim que colocam a capital de Goiás como um polo regional, que vem crescendo e promovendo também o desenvolvimento das cidades próximas. A consequência disso é o local ideal para se morar.

Quais qualidades a região metropolitana de Goiânia oferece?

Formada por 20 municípios, a cidade tem uma população estimada de quase 2,5 milhões de habitantes, o que faz com que seja menor em população que outras capitais, mas tem o desenvolvimento urbano mais avançado dos grandes centros.

Uma das cidades que formam esse cinturão é Aparecida de Goiânia, fundada em 1922 e que nas últimas décadas tem apresentado um grande potencial imobiliário. A cidade, por muito tempo, serviu como “dormitório” da capital. No entanto, as últimas gestões municipais investiram na atração industrial e desenvolvimento de serviços, fazendo com que o município esteja atualmente com quatro polos industriais e empresariais.

A proximidade com Goiânia faz com que os moradores possam circular entre as cidades com facilidade, pois existem diversas vias que interligam os dois municípios. Assim, as famílias podem desfrutar da comodidade de uma cidade com alta qualidade de vida e serviços municipais, como saúde e educação, ao mesmo tempo em que têm conforto para ir até uma capital e aproveitar a infraestrutura, cultura e lazer.

Veja abaixo algumas das qualidades que a região metropolitana de Goiânia apresenta aos seus habitantes.

Áreas verdes

Um dos atributos que proporcionam felicidade e bem-estar e que integram a qualidade de vida é poder estar próximo da natureza e, consequentemente, de áreas verdes. Goiânia é a segunda cidade, em um ranking mundial, em área verde por habitante. Ao viver na região metropolitana, um benefício é o acesso fácil a parques e praças, que promovem lazer e atividades externas.

O município atualmente possui 94 m² de área verde por habitante, sendo a recomendação da ONU de somente 12 m². Tanto para passeio quanto para realizar atividades físicas existem parques como o Flamboyant, o Vaca Brava, o Lago das Rosas e outros.

Isso facilita não só a visibilidade da cidade, como também a qualidade do ar, e proporciona zonas de vivência comunitária, com a realização de feiras e de um espaço que pode ser vivido por todos. Nesse ponto, a qualidade está em poder se locomover em uma região de belezas naturais que transmitem uma sensação de paz e segurança para os moradores.

Receptividade local

Ao se mudar de região e cidade, a receptividade da comunidade pode ser um dos fatores determinantes para entrar de cabeça em um novo lugar. Mas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital de Goiás é a que tem o maior saldo migratório positivo no país.

Essa característica positiva se deve ao potencial de crescimento financeiro e também à qualidade de vida. De fato, migrantes de São Paulo, por exemplo, mudam para a região em busca de uma vida mais tranquila, mas com acesso à infraestrutura e serviços. Dessa forma, toda a região recebe não só novas pessoas, mas oportunidades de poder se conectar um pouco com a história de cada um.

Como Goiânia recebe pessoas de outros estados e cidades diariamente, o local se torna mais cosmopolita, permitindo uma difusão de culturas e costumes. O que aumenta a circulação de pessoas e turismo, proporcionando o que seria  10% do PIB do Brasil. Essa é somente mais uma das características invisíveis que fazem parte da qualidade de vida do brasileiro.

Desenvolvimento social

A cidade também tornou-se nos últimos anos um centro universitário importante, com dois cursos de medicina, um novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida de Goiânia e ainda mais universidades particulares com um leque variado de cursos e especialidades.

A adição de centros de ensino superior de qualidade faz com que a população tenha acesso a ideias inovadoras que são criadas nesse ambiente e que, posteriormente, são revertidas para a sociedade. Igualmente, a cidade crescerá, pois um bom centro urbano é feito de pessoas interessadas em melhorar o ambiente em que vivem.

Esse aspecto garante uma melhora na qualidade de vida e, devido ao desenvolvimento industrial e empresarial do município, tem-se uma alta capacidade de reter profissionais qualificados na cidade, absorvendo uma mão de obra otimizada que gera ainda mais renda.

Estrutura urbana

Diferentemente de outros centros urbanos, a cidade de Goiânia tem um amplo crescimento na área de condomínios horizontais e de famílias vivendo em casas. A verticalização no município, apesar de existir na área mais central, ainda é recente, tendo se iniciado há 35 anos, aproximadamente.

Sendo assim, a facilidade de convivência com outras pessoas torna-se mais simples, pois o ambiente de casas e de condomínios horizontais pode favorecer a segurança e também o desenvolvimento urbano. Dentro da estrutura urbana da região metropolitana de Goiânia ainda está o fácil acesso a comércio, postos de saúde e áreas de lazer, como shoppings, praças e parques.

Uma das atitudes que podem melhorar ainda mais a qualidade de vida dentro da estrutura urbana é a mobilidade, seja feita por carros ou por bicicletas. Muitas vezes, bairros planejados e condomínios levam em conta vias preferenciais para quem anda de bike e também bicicletários, favorecendo o meio ambiente e a sua saúde.

Turismo local

Poder estar conectado com a cidade sempre foi uma boa opção para curtir ainda mais o momento com a família e a vida. Mas morar em uma região que ainda oferece turismo sem ter que pegar um avião é o que facilita e muito a sua rotina no momento de pensar na viagem de férias ou, até mesmo, em um destino para o final de semana.

Próximo à região metropolitana de Goiânia você encontra locais de beleza natural que estão a 50 minutos de carro, como a pousada Marco Polo no município de Cristianópolis, à 80 km da capital. Além de pousadas, o Anca Parque – Trindade oferece diversão para toda a família, estando a, no máximo, 1 hora de viagem.

Valorizar a região e as opções de turismo e lazer que ela oferece também é uma forma de qualidade de vida. Ainda que se possa ir a locais distantes para aproveitar longas férias, só de ter a possibilidade de passar uma tarde no parque, ou ainda, um final de semana em uma pousada no interior já melhora o ânimo de qualquer um.

Como escolher uma boa imobiliária?

E, após tomar conhecimento de todos os benefícios de morar na região metropolitana de Goiânia, é importante escolher uma empresa especializada no setor imobiliário que tenha um bom histórico na região. Ainda que seja de fácil acesso utilizar a internet para pesquisar e se informar sobre uma nova moradia, é preciso estar alerta a golpes e falsa propaganda.

A opção por empreendimentos que valorizem a localização em áreas estratégicas é determinante. Dessa maneira, é mais fácil ter acesso a serviços, comércio, transporte e vias urbanas, além das questões cotidianas, como ir à farmácia, restaurante, pedir comida em casa etc.

Para garantir a segurança de tomar uma decisão tão importante como o local de moradia, é essencial que você tenha em mente as pessoas que estão conectadas a corporações de confiança. E que, dessa forma, possam mostrar para você as melhores opções.

Ao conhecer bem a empresa e os profissionais dela, a família tem uma segurança adicional de lidar com um time de pessoas qualificadas e responsáveis. Portanto, busque uma imobiliária com empreendimentos reconhecidos na região e que abra as portas para mostrar a empresa e o local antes de fechar esse investimento tão importante.

Para levar ainda mais confiança e segurança à sua família, a CINQ Desenvolvimento quer conversar com você. Então para conhecer os benefícios de viver na região metropolitana de Goiânia, entre em contato com o time de pessoas que constroem essa empresa agora mesmo!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião