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Descubra as principais vantagens de praticar exercícios físicos

15 de abril de 2019

Muitas pessoas só pensam em praticar exercícios físicos quando já desenvolveram alguma condição de saúde ou por motivos estéticos, como emagrecimento ou definição muscular. Quando se está saudável é fácil achar que esse tipo de programa não vale o esforço, deixando para iniciar na academia em uma “segunda-feira” que nunca chega.

Entretanto, além desses motivos, a prática regular de atividades físicas traz vantagens e benefícios para a qualidade de vida que não podem ser ignorados. Se você está pensando em começar a ser mais ativo, mas ainda não tem a motivação, confira neste texto os principais desafios e os maiores benefícios que você pode encontrar. Boa leitura!

Principais desafios para começar a praticar exercícios físicos

Um dos principais erros que provocam a desistência de fazer algum esporte ou atividade similar é começar em um ritmo muito forte e, obviamente, não aguentar. Ao chegar em casa, esgotado e sem energia, é muito fácil desanimar de continuar.

Por isso, consultar um profissional especializado no assunto é sempre interessante. Ele vai conseguir propor uma rotina que se adapta bem seu corpo, assim como ensinar as maneiras corretas de fazer os movimentos. Isso é importante até mesmo para quem pretende apenas caminhar, principalmente para saber como fazer alongamentos antes e depois do trajeto.

Mesmo começando devagar, é comum sentir dores de 24 a 48 horas após o exercício. Elas estão relacionadas a microrrupturas no tecido muscular que levam a uma inflamação. Costumam passar rápido, mas podem ser suficientes para atrapalhar o início da rotina. Como sempre, em caso de persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado.

Além disso, é possível evitar esses problemas contando com a assistência de um educador físico e respeitando seus próprios limites. Não adianta muito se exceder em um dia, se no dia seguinte você estiver moído e não conseguir manter uma rotina por causa disso. Ou, na pior das hipóteses, acabar se machucando.

Mesmo após o início, seguir com a rotina de exercícios é complicado se não está sendo prazeroso. Afinal, não importa quantos benefícios vai trazer a saúde, fazer algo que detesta é muito mais difícil do que algo que gosta. Se levantar pesos em uma academia não é para você, iniciar um esporte alternativo, caminhar ou andar de bicicleta em um bairro verde podem ser boas opções para você.

Pratique em grupo

Outra maneira de ajudar a manter uma rotina saudável é praticando exercícios em grupo. Quando a turma é entrosada, isso se torna um evento social para encontrar os amigos. Além disso, ter alguém que está contando que você vá é um bom incentivo e, no mínimo, um grupo cria, além de um cuidado maior com a saúde, um compromisso social.

Tenha paciência

Por fim, não acredite em falsas promessas. Principalmente se começou a se exercitar para emagrecer ou tonificar os músculos, é muito comum acreditar em técnicas milagrosas que trarão resultados em poucas semanas.

Embora, para certas pessoas, não seja impossível conseguir os resultados desejados rapidamente, isso depende mais do metabolismo individual do que do tipo de atividade. Então, começar a ser mais ativo esperando resultados rápidos é uma receita para decepção e desistência.

Principais benefícios de praticar exercícios físicos

A partir do momento em que se estabelece uma prática de exercícios físicos, o praticante começará a experimentar os seus benefícios. Alguns, a longo prazo, não podem ser percebidos imediatamente ou são imperceptíveis. Enquanto outros podem ser sentidos a partir de pouco tempo após o início. Vamos ver aqui os principais.

Redução do estresse

A prática de exercícios aeróbicos, como caminhadas, pedaladas e mesmo usar a piscina, ou de fortificação muscular regularmente pode ajudar a reduzir o estresse do dia a dia, aliviar os efeitos da depressão e ansiedade e ajudar a ter um sono mais tranquilo, melhorando a saúde mental do praticante.

Isso ocorre pois, durante o treino, o cérebro produz neurotransmissores que melhoram a resposta ao estresse, além de que o foco requerido ajuda a esquecer, por um tempo, os problemas que poderiam resultar no aumento da ansiedade e depressão.

Aumento da produtividade e autoconfiança

Outro ponto importante é que a prática frequente de exercícios também ajuda a ter mais produtividade no trabalho e mais autoconfiança. Tanto os processos químicos do organismo, quanto a melhoria do sono, proporcionados por hábitos saudáveis, contribuem para que uma pessoa se torne mais bem-disposta e energética, o que aumenta a possibilidade de realização de tarefas, assim como a confiança que isso inspira.

Prevenção de doenças

Como já foi falado, um dos motivos que leva as pessoas procurarem ser mais ativas é a saúde. E não é para menos. A atividade física está ligada a prevenção de várias doenças, que vão de diabetes e problemas cardiovasculares a certos tipos de câncer, como os de cólon e mama. Embora esses benefícios não sejam perceptíveis, o desenvolvimento de resistência física é um indício de melhora no quadro geral de saúde.

Contato com ambientes de ar livre

Também há os benefícios específicos ao se exercitar ao ar livre. Os mais imediatos são o aumento da variedade de movimentos realizados, já que há um espaço maior para eles, e sair do dia a dia de um centro urbano para respirar um ar mais puro, com isso se torna mais fácil encontrar motivação para continuar. Além disso, uma maior exposição ao sol auxilia na síntese de vitamina D, importantíssima no metabolismo do corpo.

Vantagens de ter uma academia no condomínio

Se com tudo isso você ainda precisa de um empurrãozinho para começar a praticar exercícios físicos, ter uma academia no condomínio pode ser o que faltava para conseguir. Se não acredita, veja aqui como ela pode ajudar!

Adaptação de horário

Algo que dificulta a preservar o hábito é quando os compromissos do dia a dia tornam o cronograma muito apertado ou desigual para visitar uma academia regularmente. Além do mais, depois de algumas faltas, é comum começar a achar que não vale a pena. Com uma espaço no condomínio reservado para isso, é possível escolher o turno que melhor se adequa aos seus horários.

Para quem trabalha até tarde, normalmente é complicado ir à academia depois do trabalho, por questões de cansaço, falta de praticidade, medo de violência, entre outros. Isso não ocorre se o local estiver dentro do condomínio que conta com toda a segurança que ele proporciona.

Convivência com os vizinhos

Por fim, combinar um treino conjunto com os vizinhos torna muito mais fácil manter a rotina e promove a integração entre a vizinhança, que pode até marcar de caminhar junta até a academia.

Como podemos ver, os benefícios de se praticar exercícios físicos fazem com que todos os desafios valham a pena. Sem mencionar que as vantagens obtidas melhoram a qualidade de vida em todos os níveis, seja mental, social e, claro, físico. E, ainda por cima, com uma academia no condomínio, os obstáculos se reduzem ainda mais e a motivação só aumenta.

Gostou deste post? Está interessado em ler outros como este? Então confira essas dicas para ter mais qualidade de vida familiar que preparamos especialmente para você!

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