Blog


Entenda aqui o que é e para que serve a segurança viária!

26 de agosto de 2019

Você tem uma grande preocupação com a segurança da sua família, certo? Nesse sentido, não se esqueça de que o ambiente residencial que promove a segurança viária é certamente um lugar que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Mas o que seria exatamente a segurança viária, afinal? Como essa questão pode ser capaz de ajudar a construir um ambiente mais tranquilo para toda a sua família? Neste post, vamos falar sobre o assunto e compreender os benefícios que tal tipo de segurança tem a oferecer.

Interessou-se e quer saber mais? Continue a leitura!

O que é a segurança viária, afinal?

A definição mais simples de segurança viária é a preocupação com relação à segurança das pessoas no ambiente de trânsito. O termo se refere ao conjunto de medidas preventivas, disposições e normas que dizem respeito à circulação de pessoas e veículos em um ambiente residencial ou comercial.

O principal objetivo dessas medidas e normas é evitar ao máximo a exposição de pessoas a acidentes de trânsito. Consequentemente, é possível promover um ambiente de total controle e segurança para a vida de qualquer cidadão.

Portanto, se faz necessário o uso de uma infraestrutura que permita sinalizar as vias de maneira clara e objetiva. Além da sinalização, é necessário que regras e normas sejam respeitadas dentro do ambiente de circulação de veículos e pedestres, para que não haja qualquer tipo de desentendimento.

Com toda essa estrutura bem definida, planejada e executada, há uma disposição maior de segurança e tranquilidade para as pessoas que fazem uso do ambiente viário. Em um ambiente mais controlado, o nível de desentendimento entre as pessoas cai consideravelmente, evitando situações de estresse e conflito.

Como aplicar a segurança viária em condomínios?

Agora que já entendemos a importância da implementação da segurança viária em um ambiente de trânsito, vamos ser mais específicos? A seguir, você verá como isso pode ser aplicado em um ambiente de condomínio residencial.

Antes de qualquer coisa, é preciso ficar bem claro que todo condomínio tem que ter seu ambiente de trânsito de acordo com as normas do Código Brasileiro de Trânsito. Síndicos e gestores devem seguir as leis do país e não podem criar regras ou normas que vão contra o atual Código de Trânsito Nacional de maneira deliberada.

Por conta disso, os seguintes itens devem atender ao código de trânsito:

  • projeto viário (que seria o desenho das ruas, com a largura e o comprimento das curvas);
  • desenho das vagas de estacionamento (posição, largura, comprimento e como ter acesso);
  • sinalização da calçada;
  • placas de orientação;
  • faixas de pedestres.

Também é necessário seguir a orientação do Corpo de Bombeiros a respeito do acesso das viaturas, no sentido de facilitar a entrada no condomínio. Caso a gestão do ambiente residencial queira criar sinalizações ou placas para facilitar a compreensão das pessoas, será impedida de fazer isso de acordo com a lei.

Portanto, é preciso saber se o síndico e os gestores responsáveis estão devidamente comprometidos a deixarem o ambiente viário segundo as leis nacionais, visando à segurança dos moradores do local. A falta de comprometimento pode levar a situações perigosas aos moradores, sendo que o condomínio estará sujeito a multas e punições previstas em lei.

Qual é a importância da segurança viária para os condomínios?

Após esclarecermos como o processo de segurança viária é feito, vamos compreender melhor a importância desse tipo de cuidado para a satisfação e a comodidade dos moradores de um condomínio residencial.

Logicamente, um ambiente bem controlado, que promove a segurança e o bem-estar dos moradores, faz toda e qualquer diferença na hora da escolha da moradia. Pensando melhor sobre isso, é de extrema importância que você esteja sempre informado sobre as práticas dos principais gestores dos condomínios residenciais onde pretende morar.

Atualizações

O local comprometido em entregar uma segurança viária de alta qualidade certamente tem a preocupação e o discernimento necessários na tomada de decisão quanto à gestão do condomínio. Para tanto, espera-se que a gerência responsável esteja sempre atualizada não somente sobre as leis de trânsito nacional, mas também quanto a todas as atualizações pelas quais o código de trânsito passa.

Novas placas e sinalizações devem ser criadas conforme a necessidade da população avança em relação ao trânsito e à segurança. Cada vez mais, o número de pessoas trafegando por vias terrestres é maior (assim como o de veículos). Isso faz com que o código nacional de trânsito passe por pequenas modificações para atender a uma grande demanda.

Acompanhamento

Em vista disso, é primordial que os síndicos e a diretoria responsável acompanhem a evolução das leis nacionais de trânsito. Cabe a você, também, seguir tais avanços e, principalmente, cobrar as pessoas para que mantenham tudo em perfeita ordem, visando à melhoria na qualidade de vida dos moradores do local.

Com esse sistema consolidado dentro das dependências da moradia, a sensação de bem-estar aumenta consideravelmente. Se a sua família faz uso constante das comodidades oferecidas pelo condomínio, você provavelmente se sentirá mais tranquilo ao saber que existe todo um sistema comprometido em entregar um controle rigoroso da circulação de veículos que adentram o local.

Por fim, acreditamos que você tenha entendido a grande importância da segurança viária para toda a sua família. Mas esse trabalho precisa estar de acordo com o código brasileiro de trânsito — caso contrário, o condomínio ficará sujeito a multas e punições do governo. Para tanto, toda e qualquer sinalização, além do código interno de tráfego de veículos e pessoas, deve estar atualizada conforme as leis nacionais.

Essas atualizações têm de ser cobradas tanto pelos moradores quanto por síndicos e gestores, que são responsáveis pela gerência do residencial. Uma gerência comprometida em promover o bem-estar de seus moradores sempre estará de acordo com as leis, normas e regulamentações cabíveis.

O sistema, quando bem aplicado, leva uma maior comodidade e tranquilidade para as pessoas que precisam usar as dependências do condomínio de modo frequente. Isso tudo lhe dispõe de um dos melhores benefícios que há ao residir em um condomínio bem gerenciado.

Gostou de saber mais sobre a segurança viária? Então, assine nossa newsletter e fique bem informado sobre os melhores locais para se morar!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião