Blog


Entenda como anda o mercado do condomínio fechado em Goiânia

23 de agosto de 2019

O centro-oeste brasileiro é uma região em amplo crescimento. A importância do centro-oeste nos dias de hoje se dá graças à prosperidade de alguns setores, como o imobiliário e agronômico, que estão impactando diretamente a retomada econômica do país. Esses fatores fazem com que a opção de morar em um condomínio fechado em Goiânia seja cada vez mais atrativa.

A capital goiana é uma cidade jovem de apenas 84 anos, o que explica o seu desenvolvimento repentino e o fato de proporcionar muitas oportunidades para famílias, devido ao aquecimento econômico e elevada qualidade de vida. Saiba mais sobre a região.

Como está o mercado imobiliário em Goiânia?

Atualmente, Goiânia apresenta cerca de 2 milhões de habitantes na região metropolitana e tem muitas expectativas de crescimento demográfico, pois, atrai vários migrantes. Goiás é a terceira federação que mais recebe pessoas de outros estados, sendo que 70% delas moram na metrópole.

Além de ser muito receptiva aos migrantes, a cidade apresentou um desenvolvimento consistente nos últimos anos, representando 37% do PIB de Goiás, de acordo com o IBGE.

O mercado imobiliário na região centro-oeste é aquecido pela movimentação de Brasília e Goiânia. A capital goiana apresentou um crescimento de 23% na venda de imóveis novos em 2017 em relação a 2016. Em valores líquidos, o aumento foi de 127% nas negociações, alcançando R$ 2,5 bilhões.

Por que a região está crescendo tanto?

Em 2018, a expectativa foi de um crescimento contínuo até os 30% em relação ao ano anterior. Um dos motivos que fazem com que a capital se mantenha atrativa para investimentos é o agronegócio.

O setor tem sido o grande responsável pela retomada do crescimento do PIB em nível nacional e, durante os últimos três anos de crise econômica, também foi o determinante para que não houvesse quedas ainda mais significativas na produção nacional, alcançando um crescimento de 13% em 2017.

Esse cenário agrega valores positivos à Goiânia que a tornam mais atrativa para empreendimentos, assim como transformam a região em um lugar mais agradável e seguro de se morar.

Atualmente, o município é considerado uma das 10 melhores capitais brasileiras em Índice de Desenvolvimento Humano, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), e também está entre as 101 cidades com mais chances de crescer até 2020, segundo pesquisa da City Mayors.

Dessa forma, a escolha por Goiânia como destino de moradia tem sido cada vez mais comum, inclusive por pessoas de outros estados que buscam mais qualidade de vida, segurança e potenciais de crescimento econômico.

Ao decidir morar na cidade, entretanto, é indicado que se considere as alternativas habitacionais, como comprar um imóvel em apartamento, casas em condomínios, dentro da cidade ou na região metropolitana, entre outras opções. Confira a seguir alguns critérios a serem avaliados se o desejo for morar em um condomínio fechado em Goiânia.

Quais as vantagens de morar em um condomínio fechado?

Nós já falamos neste texto sobre todas as vantagens de se morar em Goiânia, entretanto, ainda não citamos os benefícios de um condomínio fechado. Morar em uma residência assim passou a ser um grande atrativo nos dias atuais, principalmente para quem tem família.

Os condomínios fechados reúnem, em um só lugar, várias características positivas. Confira, a seguir, algumas dessas vantagens:

Privacidade

Esse, com certeza, é um dos motivos que mais levam as pessoas a morar em condomínios fechados. Os moradores do local não precisam se incomodar com visitas inesperadas, vendedores ambulantes, entregadores de panfletos ou qualquer outro tipo de importuno comum em bairros abertos. Graças à portaria 24 horas, os visitantes só podem ter acesso à sua casa mediante a sua autorização.

Para algumas pessoas, a falta de muros entre as casas pode ser um problema, para outros, esse é um ponto positivo. A ausência de muros e cercas dá a sensação de liberdade, e a segurança é muito maior dentro de um condomínio fechado.

Segurança

Infelizmente, a violência no Brasil é um problema e todos sabem disso. É óbvio que nenhum lugar é totalmente seguro, mas as chances de um roubo acontecer dentro de um condomínio são muito menores.

Além da portaria 24 horas, que já foi citada, a maioria dos condomínios fechados são equipados com câmeras de segurança. Alguns, até mesmo, disponibilizam uma ronda interna que vigia as moradias durante a noite.

A segurança é um grande diferencial, principalmente para quem tem filhos. As crianças podem circular pelo condomínio, brincar fora de casa e frequentar as áreas de lazer tranquilamente.

Círculo de amizades

Todos os moradores do condomínio formam uma comunidade e, muitas vezes, essas pessoas são bem unidas. Essa sensação de comunidade é causada pelos eventos de integração que o próprio condomínio propõe, como as assembleias.

Se você é um dos migrantes que veio de outra cidade ou estado, esse é um aspecto interessante. O pior de se mudar para uma cidade nova é ficar sem os amigos e parentes, mas, se você morar em um condomínio fechado, temos certeza de que não se sentirá sozinho.

Lazer

Os condomínios fechados sempre oferecem aos moradores áreas de lazer, tanto coletivas quanto individuais. As opções de áreas de lazer variam de condomínio para condomínio, mas você pode encontrar: espaço gourmet, piscina, campo de futebol, quadra de esportes, academia, salão de festas e outros.

O lado bom das áreas de lazer coletivas é que esse é um ótimo lugar para fazer novas amizades. Esse é um ponto que agrada, em especial, as crianças.

O que avaliar antes de adquirir um imóvel em condomínio fechado em Goiânia?

O mercado imobiliário em Goiânia está, em geral, melhor do que em outros locais do país. Em 2017, por exemplo, houve um crescimento de 12,7% no número de imóveis lançados na cidade, enquanto nacionalmente houve uma queda de 13%, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Com esse cenário positivo no campo regional, outros critérios passam a ser necessários de serem avaliados por quem tem interesse em adquirir um imóvel na cidade. Confira!

Fatores econômicos

Se o objetivo é comprar um imóvel próprio, alguns fatores econômicos devem ser avaliados para que o negócio não seja fechado em um momento ruim. Entre as questões a serem analisadas estão:

  • PIB: refere-se ao Produto Interno Bruto, ou seja, tudo que é produzido pelo país. Conforme o PIB é maior, as famílias em geral têm mais dinheiro para realizar investimentos e comprar;
  • taxa de juros: a queda nos juros influencia diretamente o valor final do imóvel e a capacidade de financiamento das famílias. Uma queda de 1% na taxa de juros permite que um milhão a mais de famílias consigam um financiamento de R$ 200 mil, por exemplo;
  • taxa Selic: a queda da taxa Selic impacta o preço dos imóveis, pois reduz os valores dos materiais de construção, fazendo com que as construtoras e incorporadoras possam comercializar a custos mais acessíveis;
  • inflação: a inflação controlada permite que a família tenha um poder de compra maior e afeta também o preço dos imóveis, o que torna o momento mais adequado para adquirir uma casa.

Esses fatores devem ser acompanhados de acordo com o crescimento da economia do país, mas também considerando as oportunidades regionais de investimento.

Oportunidade de preços

Ao optar por um condomínio fechado, deve-se atentar aos preços estipulados pela construtora, incorporadora ou imobiliária responsável pela comercialização. O ideal é fazer comparações em locais que atendam outros critérios estabelecidos pela família, de forma que as regiões avaliadas tenham uma infraestrutura similar.

Qualidade dos lançamentos

Existem condomínios fechados de casas ou apartamentos com mais ou menos facilidades na área interna — e essa questão deve ser avaliada com bastante cautela pelo comprador. Algumas empresas podem prometer infraestruturas que não têm, fazendo com que seja fundamental a definição contratual que o local fornece.

Além disso, deve-se considerar que a presença de algumas áreas dentro do condomínio reduz a necessidade de deslocamentos e aumenta a segurança, como: academias, salões de festas, quadras, parques infantis, praças e outros espaços.

Equipamentos urbanos

Ainda que o condomínio proporcione diversas facilidades internamente, não deve ser desconsiderada a infraestrutura externa que será necessária para a família no dia a dia, como transporte público, escolas, hospitais, restaurantes, shopping e outros serviços.

Localização do condomínio

Também é determinante na melhor qualidade de vida da família que o condomínio esteja em uma boa localização, de forma a facilitar a acessibilidade e a mobilidade da família. Para isso é preciso que se tenham boas vias de acesso aos centros urbanos. Ainda, o bairro deve ser agradável e oferecer boa infraestrutura, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos diariamente.

A capital goiana proporciona uma série de benefícios para famílias que desejam mais conforto, segurança e qualidade de vida, sem ter que abrir mão das facilidades de um grande centro urbano.

O ideal é que, antes de optar por um condomínio fechado em Goiânia ou outro tipo de imóvel, considerem-se os fatores apresentados para fazer uma escolha mais acertada e compatível com as necessidades da família.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de procurar uma imobiliária ou corretora de imóveis de qualidade para ajudá-lo a escolher o melhor condomínio fechado em Goiânia. Muitas pessoas que buscam imóveis por conta acabam se arrependendo depois. Se você quer fazer o investimento certo, então é preciso encontrar uma empresa especializada no assunto.

Gostou deste texto? Quer ter acesso a mais conteúdos iguais a este? Então curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade sobre o mercado imobiliário.

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião