Blog


Entenda o que é caminhabilidade e como ela funciona

11 de setembro de 2019

Muitas vezes, na nossa rotina, nos acostumamos à ideia de sair de carro por ser mais cômodo, mas o ambiente a nossa volta precisa nos convidar a sair das nossas latas mecanizadas e andar. É por isso que existe uma medida quantitativa e qualitativa chamada walkability, ou caminhabilidade. Você já ouviu falar desse termo? 

Essa palavra vem mudando a vida de muitas cidades, e também de muitas famílias como a sua. Mas por que caminhar seria tão importante assim? Por vários motivos que muitos já sabem, como melhoria na saúde, no bem-estar e no humor. Sem contar que combate o tão famoso sedentarismo. 

Ficou curioso para saber como empregar isso na sua vida? Então veja aqui, neste artigo, o conceito de caminhabilidade e o que ele representa!

O que é Caminhabilidade?

O termo tomou força em 1992, cunhado pelo pesquisador Chris Bradshaw em Ottawa, no Canadá. Naquela época, a cidade canadense passou por um aumento nos impostos em virtude da construção de vias urbanas para automóveis. A população passou a questionar o governo acerca do pagamento desse imposto em regiões que havia mais espaços para caminhada.

O pesquisador, então, desenvolveu um estudo sobre o cenário da época e resolveu utilizar a caminhabilidade como um sistema de medida do espaço urbano para saber quanto espaço de caminhada havia na cidade.

Depois disso, outras cidades passaram a enxergar a caminhabilidade como uma solução de mobilidade nas grandes metrópoles, fazendo com que aumentasse ainda mais a qualidade de vida das pessoas. Dentro do índice, estão as características mais importantes da caminhabilidade e como ela se configura no meio urbano.

Veja abaixo algumas dessas características que são de extrema importância para a caminhabilidade:

Vias Arborizadas

Poder ter acesso a áreas arborizadas vai muito além de plantar árvores ao lado das calçadas e estradas. Um dos pontos a serem avaliados na caminhabilidade é o contato com locais verdes, como parques e reservas florestais. Esse aspecto é visto tanto em áreas públicas quanto privadas. 

Isso é de extrema importância porque as árvores promovem bem-estar, qualidade de vida, melhorias na respiração e no clima. Portanto, garantem um bom momento para você e sua família.

Um bom exemplo de locais que respeitam a vida arbórea de um condomínio é o Parqville Pinheiros, empreendimento imobiliário da CINQ, onde foram reservados mais de 60 metros quadrados de árvores no parque planejado. 

Ruas contínuas

Muitos residenciais e condomínios fechados costumam ter sua própria avenida dentro de seus muros. Porém, como essas estradas são pré-planejadas, elas influenciam muito na convivência. Para garantir a maior caminhabilidade, elas devem ser contínuas para se evitar cruzamentos, acidentes, filas e semáforos. 

Por mais que a caminhabilidade aborde a necessidade do pedestre, também faz parte das diretrizes analisar a organização da mobilidade dos carros. Outro fator que também deve ser observado é a colocação de sinalização e obstáculos físicos em alguns pontos da rua para evitar que os carros ultrapassem o limite de velocidade. 

Sinalização, gerenciamento de tráfego, diminuição da velocidade, inserção de ciclovias ou ciclofaixas. Isso tudo também conta como caminhabilidade do pedestre e é aplicado tanto por prefeituras do estado quanto em condomínios fechados, como o Parqville Pinheiros.

Iluminação adequada

A luz nos espaços abertos atua como principal fonte de percepção de segurança. Locais que apresentam boa iluminação durante noite e dia possibilitam uma vida mais tranquila, pois permite que pessoas possam caminhar pelas vias de forma segura.

Outro ponto que também mobiliza pessoas a estarem presentes no ambiente é poder se exercitar em academias ao ar livre, tanto durante o dia quanto durante a noite. No aspecto dos pontos de caminhabilidade, estar em locais iluminados pode conferir uma nota alta para a região. Assim, o local onde se vive melhora não só a vida das pessoas, mas também torna o ambiente mais seguro. 

Calçadas adaptadas

Ao priorizar a vida do pedestre, as desenvolvedoras imobiliárias se veem quase obrigadas a adaptar o seu calçamento para que mais pessoas possam estar presentes nos ambientes. Com calçadas largas e inteligentes, famílias com carrinhos de bebê, crianças com brinquedos e bicicletas podem andar mais livremente pela calçada.

Promover uma vida com mais acessibilidade também permite que moradores, tanto de bairros como de condomínios, deixem os seus carros em casa por mais tempo. Pensando na melhoria de convivência e também na qualidade de vida de seus moradores, a CINQ desenvolveu em seu novo empreendimento áreas exclusivas para pedestres.

Como viver com mais caminhabilidade?

Para colocar essa ação em prática na sua vida, você precisa encontrar locais que incentivem essa vivência e que planejem o empreendimento já pensando no pedestre. Essa medida faz com que a qualidade de vida nos espaços seja ainda maior, e que o contato com outras pessoas seja tranquilo. Sendo assim, procure morar em regiões que atendam a esses padrões.

Morar em um condomínio que pense e respeite a vida do pedestre garante uma mudança significativa na vida de cada um. Hoje em dia, para quem procura tanto por investimentos imobiliários quanto por casas para suas próprias famílias, esses padrões podem ser um grande diferencial na hora de fechar um negócio. 

Segundo pesquisas, 1 ponto no walkabillity score vale cerca de 3,250 dólares em valores de mercado para casas e empreendimentos. Esse valor pode significar um novo m do de investimento para você e sua família.

Como é a caminhabilidade no Parqville Pinheiros?

Encontrar um local que consiga agregar valor à sua vida e também ao seu capital é complicado nos dias de hoje. A CINQ Desenvolvimento Imobiliário procura sempre pensar e projetar as melhores soluções em empreendimento para todos, e o Parqville Pinheiros é um exemplo disso.

Construído para valorizar as interações sociais, sua paisagem é marcada tanto pelo verde das matas como pelo olho d’água próximo às casas. Dividido entre passeios exclusivos para pedestres e calçadas acessíveis, o empreendimento separado em lotes de 300 m² se propõe a levar mais qualidade de vida para seus moradores.

A caminhabilidade é apenas parte de um projeto todo pensado para revolucionar a forma como as pessoas vivem em condomínios. Que tal conhecer mais sobre o novo empreendimento da CINQ, o Parqville Pinheiros?

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião