Blog


Entenda por que vale a pena ter bichos de estimação em casa

09 de abril de 2019

Ter bichos de estimação traz diversos benefícios para a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores de uma casa, principalmente se nela vivem crianças — afinal, os pets são sinônimo de diversão! Por isso, eles já fazem parte da rotina de muitas famílias.

Os animais podem contribuir muito para tornar um lar mais feliz e harmonioso. No entanto, é comum que as pessoas tenham dúvidas se realmente vale a pena ter bichos de estimação em casa, já que são necessários alguns cuidados e gastos para mantê-los.

Se você tem interesse no assunto e quer saber qual a importância dos animais no dia a dia, continue acompanhando a leitura!

Quais são os principais benefícios em ter bichos de estimação?

Ter um animal em casa garante uma série de benefícios. Entre eles está a contribuição positiva para o convívio familiar e para o desenvolvimento das crianças. Selecionamos alguns aspectos que ajudarão você a entender porque vale a pena cuidar de um bicho de estimação. Confira:

Mais responsabilidade

Um recurso utilizado por pais é a delegação de tarefas às crianças, já que fazer isso introduz aos poucos o senso de responsabilidade com as atividades do cotidiano e ajuda na preparação delas para a vida adulta.

Nesse sentido, ter um animal é uma excelente oportunidade para ajudar seus filhos a desenvolverem comprometimento. Sabemos que há alguns cuidados básicos que envolvem o bem-estar do cachorro, gato ou qualquer outro bichinho de estimação, como manter a limpeza do local em que ele circula, alimentá-lo, promover brincadeiras, e assim por diante.

De acordo com a idade da criança, é possível que ela realize algumas dessas tarefas que ajudam a zelar pela saúde do animal. A rotina também estimula o vínculo afetivo com o pet, o que contribui para o desenvolvimento emocional.

Redução do estresse

O bicho de estimação colabora para um estilo de vida mais leve e saudável. Isso porque o animal demonstra afeto com seus donos e sempre busca ficar por perto quando todos estão em casa. Esses aspectos contribuem para que você também se sinta especial, o que influencia no bem-estar e no combate ao estresse.

Além disso, levar o bichinho para passear também estimula a prática de atividades físicas, contribuindo para a qualidade de vida de todos.

Melhora no convívio familiar

Ter um animal pode melhorar o relacionamento da família, pois aumenta a proximidade e a união entre os moradores. O bicho de estimação transmite alegria e amor para o lar e isso se reflete na forma como os membros se relacionam. Portanto, quando tem um pet em casa, é possível observar um vínculo mais achegado entre os pais e filhos, por exemplo.

Quais são os cuidados necessários ao ter um pet?

Como explicamos, ter bichos de estimação em casa gera diferentes benefícios, mas é importante lembrar que os donos também precisam estar atentos aos cuidados necessários com esses animais. 

De nada adianta ter um pet se ele não recebe tudo o que precisa para o seu bem-estar. Então, selecionamos alguns pontos que devem ser considerados para garantir que o seu animal tenha a saúde e o afeto de que necessitam.

Vacinações

Leve seu pet ao veterinário e certifique-se de que todas as vacinas estão em dia. Dessa forma, você consegue protegê-lo de doenças e problemas futuros, que podem prejudicar a saúde dele e até mesmo causar a morte.

Além disso, existem algumas enfermidades que podem ser transmitidas para os seres humanos, ou seja, as vacinações também são uma maneira de preservar a saúde de sua família.

Banho e tosas

Outro aspecto relevante é a quantidade de banhos e tosas necessárias para o pet, já que isso faz toda a diferença na qualidade de vida do animal. Mantenha uma rotina de manutenção dos pelos para que ele não sofra com o calor ou com parasitas.

O ideal é que o bicho de estimação tome banho uma vez por semana. No entanto, é importante avaliar a necessidade específica de cada um, sempre levando em conta a realidade do pet e a orientação do veterinário.

Alimentação

Todo bicho de estimação deve ter um determinado tipo de alimentação conforme raça, idade e outras características. Então, leve esses pontos em consideração e informe-se sobre a escolha certa para o seu animal.

Lembre-se de que as vasilhas ou potes para água e comida devem estar limpos e conservados para evitar a proliferação de bactérias que geram doenças e outras complicações sérias. 

Local 

Ter um ambiente adequado é fundamental para o bem-estar dos bichos de estimação. O cão, por exemplo, dependendo da raça, não se adapta aos lugares com pouca área ou muito fechados. Esse é um ponto que influencia diretamente no comportamento do animal e até em sua saúde física.

Por isso, antes de ter um bichinho, tenha certeza de que o local oferecerá tudo o que ele precisa para viver bem. 

Como ter um ambiente adequado para um bicho de estimação?

Quando a família decide ter um bicho de estimação, várias dúvidas podem surgir sobre como deve ser o espaço ideal para criar um animal em casa. Nesse sentido, é importante avaliar alguns tópicos que garantem um ambiente que consegue suprir todas as necessidades do pet.

Por exemplo, alguns condomínios são equipados e oferecem uma boa estrutura para que os animais tenham um lugar mais amplo à disposição. Dessa forma, quando os donos estiverem em casa, é possível levá-los para passear em um ambiente verde e arejado.

Como vimos, existem vários benefícios de ter bichos de estimação em sua casa. Eles influenciam diretamente o ambiente familiar e tornam seu lar mais alegre. Por isso, é importante que todos os moradores tenham conhecimento sobre os principais cuidados com os pets e contribuam para o bem-estar do animal. 

Lembre-se de que a qualidade de vida do bichinho também depende do ambiente onde ele vive. Assim, leve em consideração o espaço que você tem disponível e onde levará o pet para passear ao ar livre.

Gostou da leitura? Então, compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos também conheçam os principais benefícios de ter bichos de estimação!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião