Blog


O que faz o corretor de imóveis? Saiba porque contratar um

30 de julho de 2019

O corretor exerce uma função essencial na vida das pessoas que querem adquirir um imóvel. Ele é o profissional preparado para dar o suporte necessário às transações de compra, venda, locação e permuta de imóveis ou terrenos residenciais e comerciais.

Apesar de especialista na arte de negociar, as atribuições do corretor não param por aí. Ele também está apto a muitas outras funções, tornando-se peça-chave em todo o processo de aquisição de imóveis.

Mas o que faz um corretor de imóveis, afinal? A seguir, vamos ver suas principais funções e a importância de contratar esse profissional para a aquisição de uma propriedade. Confira!

Quais são as principais atividades do corretor de imóveis?

Morar perto do trabalho e de áreas verdes, com segurança e conforto, é o objetivo de muitas pessoas. Enfim, todos temos necessidades e expectativas específicas quando estamos à procura de um imóvel.

Devido ao conhecimento de mercado, à experiência e à formação que apresenta, uma das principais funções do corretor de imóveis é justamente entender as necessidades de cada cliente. A partir disso ele pode propor soluções, selecionando imóveis que correspondam às expectativas individuais das pessoas atendidas. 

Avaliar corretamente o imóvel

A avaliação de imóveis consiste em uma análise técnica de suas condições. Isso vai desde os detalhes relacionados à construção, como os materiais utilizados nos acabamentos, até atributos mais complexos — a exemplo do potencial de crescimento da região.

Avaliar imóveis é uma tarefa múltipla, que envolve variáveis subjetivas e objetivas. Para se ter uma ideia, até a posição do sol é um critério que pode influenciar na valorização de uma propriedade. Nesse contexto, é o corretor quem tem a expertise para realizar avaliações precisas, informando aos interessados referências de valores adequadas.

Realizar o agendamento de visitas​

Uma das atividades às quais o corretor dedica tempo e atenção é o agendamento de visitas. A agenda cheia de compromissos é uma realidade para a maioria dos brasileiros e, na maioria das vezes, fica difícil conciliar os horários de compradores e vendedores. É nessas horas que o corretor faz acontecer, viabilizando a visita para ambas as partes. 

Nos casos em que o imóvel está vazio, o próprio corretor representa o vendedor nas visitas, manejando seus horários para acompanhar o comprador. Aparentemente simples, essa tarefa representa uma facilidade muito grande principalmente quando desejamos revistar a propriedade com algum familiar

Apresentar o imóvel na visita

Um dos momentos mais esperados pelos envolvidos na transação imobiliária é a visita ao imóvel. Essa é uma das principais atribuições do corretor: com sua experiência e um olhar apurado, o profissional sabe como identificar as características da propriedade que atendem à motivação de cada cliente.

Além da vantagem de ter uma visão especializada, que permite apontar as funcionalidades do imóvel, a presença do corretor na visita é um indicativo de segurança para ambas as partes. Como resultado, tem-se um ambiente descontraído e profissional ao mesmo tempo.

Aproximar compradores e vendedores

O corretor imobiliário faz toda a intermediação das partes envolvidas na negociação, criando e apresentando propostas, contribuindo para soluções de impasses ou realizando pesquisas. O trabalho do profissional colabora para que as partes sejam poupadas, portanto uma de suas funções é a de facilitador (com um papel pacificador).

A negociação de uma casa, apartamento ou terreno envolve muitos detalhes, valores expressivos e ajustes que, sem a intermediação de um corretor, podem se transformar em desgastes tanto para o comprador quanto para o vendedor. 

Oferecer suporte na documentação 

As transações imobiliárias incluem muitos documentos, registros em cartórios, aprovações de financiamentos, prazos para pagamentos de taxas e outras particularidades. Nesse contexto, uma das atribuições dos corretores é o suporte na documentação envolvida no processo de compra e venda. 

Suas funções incluem o levantamento, a checagem da veracidade, a coleta de assinaturas, o acompanhamento de prazos e o firmamento do contrato. Enfim, é o corretor de imóveis o profissional capacitado para assessorar o bom andamento de toda a papelada.

Agora que você já entendeu o que faz um corretor de imóveis, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios de contratar esse profissional. Continue acompanhando!

Por que contratar um corretor de imóveis?

Como dissemos, as transações de compra ou venda de propriedades abrangem valores expressivos e documentações específicas. Imagine o transtorno que seria adquirir um imóvel com irregularidades nos documentos, perder algum prazo ou mesmo ser vítima de uma fraude?

Ter a assessoria profissional no processo de compra vai impedir esses e outros aborrecimentos ou prejuízos. São muitas as ocorrências que podem impedir o avanço da negociação, a exemplo de:

  • perda de prazos;
  • falta de recolhimento de taxas;
  • impedimento jurídico;
  • falta de anuência do cônjuge.

Enfim, trata-se de situações que fogem do conhecimento do público leigo. Quando você contrata um corretor, por outro lado, pode contar com benefícios como garantia, agilidade e segurança.

Como saber se posso confiar no corretor?

Existem muitos profissionais disponíveis no mercado. Agora que você já entendeu como funciona o trabalho de um corretor de imóveis, que tal descobrir as características que um profissional de confiança deve apresentar?

Credenciamento no CRECI

Esse é o primeiro item a ser considerado. O CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é uma certificação que garante que a pessoa está capacitada tecnicamente para exercer a função de corretora. Portanto, não deixe de conferir o registro do profissional no órgão.

Responsabilidade

Assim como em qualquer outra relação comercial, esteja atento às dicas que o profissional dá quanto à sua conduta e responsabilidade. Ele responde a ligações telefônicas ou e-mails e mantém as partes atualizadas sobre o andamento da negociação? Procure detectar sinais que possam indicar falta de comprometimento.

Como vimos, a contratação de um bom corretor de imóveis faz muita diferença no processo de compra e venda. Desde a seleção de casas ou apartamentos até a assinatura do contrato, esse profissional presta uma consultoria, contribuindo de maneia ativa e positiva para a compra da sua propriedade.

Gostou de saber o que faz um corretor de imóveis e quer obter mais informações sobre o mercado imobiliário? Então, siga nossas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) para se manter atualizado!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião