Blog


Parque infantil: conheça 7 benefícios para as crianças

25 de abril de 2019

Quando se pensa em crianças brincando, normalmente uma das primeiras imagens que vêm à mente é da criançada correndo e se divertindo em um parque infantil. Quem teve acesso a um parque infantil nessa idade provavelmente tem boas lembranças de se divertir na gangorra, tentar chegar mais alto no balanço e descer um escorregador que parecia não ter fim.

Além de ser uma fonte de boas memórias para os rebentos, as brincadeiras no playground são excelentes para estimular o desenvolvimento infantil, principalmente na primeira infância, em que esse estímulo é mais necessário.

Como pai, sabe como é importante estimular esse desenvolvimento, e o parque infantil traz muitos benefícios inestimáveis para seus filhos com toda a segurança de um condomínio. Confira agora algumas das vantagens trazidas e entenda a importância da brincadeira na vida das crianças. Boa leitura!

1. Estímulo físico

Brincadeira também é uma atividade física e, como tal, traz benefícios para a saúde dos pequenos. Só o fato de estimular as crianças a não ficarem paradas e se movimentarem já é em si um jeito de melhorar a qualidade de vida delas, assim como  um momento de estar ao ar livre. Mas os brinquedos do parque infantil ajudam as crianças em áreas específicas, como vamos ver a seguir!

2. Desenvolvimento de habilidades

O movimento estimula os músculos, e qualquer um que já levou uma criança a um parquinho sabe que elas não ficam paradas um segundo. Além dos músculos, as atividades físicas estimulam os sistemas cardiovascular e respiratório de maneira natural e divertida.

Os brinquedos também funcionam para trabalhar habilidades específicas. A gangorra promove a administração da própria força enquanto estimula o fortalecimento das pernas. Os brinquedos de escalar, sejam feitos de correntes, pneus ou outro tipo, trabalham a flexibilidade e o equilíbrio, assim como a coordenação motora. O balanço estimula o controle do próprio corpo e da postura e também a estabilidade física.

Essas são apenas algumas das habilidades que os brinquedos ajudam a desenvolver. Um playground com brinquedos variados contribui para o desenvolvimento de mais aptidões do que seria possível citar neste texto de maneira segura, e essa é apenas uma de suas vantagens.

3. Bem à saúde

Além de ajudar no desenvolvimento, brincar em um parque infantil traz também benefícios para a saúde da criança como um todo. As brincadeiras mais dinâmicas proporcionadas ajudam a fortalecer a musculatura e na manutenção de um peso saudável.

No caso de um playground a céu aberto, a exposição ao sol estimula a síntese da vitamina D no organismo. Essa exposição deve ser feita de preferência fora de horários em que o sol está mais forte, para não causar queimaduras. Mas, com um parquinho disponível no condomínio, é fácil organizar para ir durante os melhores horários.

Para completar, as atividades físicas propiciam um sono mais tranquilo para as crianças (e, por consequência, para os pais). Isso já é uma vantagem em si, e a qualidade do sono é essencial para a produção dos hormônios que influenciam o crescimento. Assim, uma criança que brinca também é uma criança que se desenvolve mais rápido e de maneira saudável.

4. Evolução psicológica

Embora a maioria dos benefícios para o desenvolvimento físico que o parque infantil traz pode ser obtida a partir de outros meios, como treinos esportivos, as vantagens para a evolução psicológica dificilmente serão igualadas. O conjunto de estímulos que um playground oferece é único e não deve ser subestimado.

5. Contribuição para a autonomia

Uma das maiores preocupações dos pais é garantir que seus filhos se tornem adultos independentes. Para isso, a construção da autonomia desde a infância tem um papel primordial. Existem diversos fatores que contribuem para essa formação, e o parquinho auxilia em vários deles.

A autonomia infantil está diretamente ligada à cooperação e capacidade de tomada de decisões. O primeiro ocorre naturalmente pela necessidade de as crianças interagirem entre si para poder aproveitar ao máximo os brinquedos. Os maiores exemplos disso são a gangorra e o gira-gira, os quais apenas funcionam quando as crianças agem em conjunto.

No segundo caso, ao deixar a criança livre para resolver seus pequenos problemas e conflitos — sempre com supervisão, é claro —, ela se torna mais apta a achar uma solução por si só e não se desesperar quando algo novo ou inesperado ocorrer.

6. Incentivo à imaginação

Quem já viu uma criança usando um dos brinquedos do parquinho de maneira completamente inusitada pode comprovar o quanto eles incentivam a imaginação infantil. O playground, mais que um conjunto de atividades predefinidas, oferece um espaço em que os pequenos podem ressignificar os brinquedos e imaginar novos jogos.

Além disso, estimula a interpretação de papéis diversos, sejam do dia a dia como adultos, seja de mundos de fantasia. Assim, torna mais fácil também o desenvolvimento da empatia e a superação da timidez.

7. Entusiasmo social

Por fim, o parque infantil tem um importante papel na vida social das crianças. Enquanto a escola cumpre também esse papel, o parquinho oferece outro ambiente para as crianças socializarem, com um grupo de idades mais diversificado do que ao encontrado na sala de aula.

Aqui também é um espaço em que a criançada tem que aprender a dividir os brinquedos e entender as necessidades dos coleguinhas, já que todos têm que ter sua vez no brinquedo — seja a formação de uma fila no escorrega ou uma delimitação do tempo do balanço.

Enquanto os pais devem estar por perto para evitar quaisquer problemas maiores, na maioria das vezes, as crianças conseguem resolver esses pequenos conflitos por si só, ou com a ajuda de uma mais velha que também está brincando e acaba tomando o papel de liderança no grupo.

Hoje, cada vez mais famílias se mudam para apartamentos e casas que acabam por não oferecer espaço para essas atividades, fazendo com que a necessidade de se ter um desses playgrounds nas áreas de lazer dos condomínios aumenta cada vez mais. Por mais importante que seja, caso não haja um nas proximidades, é muito difícil para os pais conseguirem fazer visitas com frequência suficiente.

O desenvolvimento de uma criança que brinca é muito mais rápido e saudável. Como podemos ver, um parque infantil oferece vantagens únicas para as que têm fácil acesso a ele. A infância se torna muito mais feliz e memorável com o acesso às brincadeiras.

Se você curtiu este post, siga a CINQ no Facebook para ter acesso a mais conteúdos como este!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião