Blog


Prática de esportes: Qualidade de vida no seu dia a dia

28 de outubro de 2019

Você sabia que a prática de esportes e a qualidade de vida são duas coisas que andam juntas? Muitas vezes, se acredita que fazer exercícios físicos tem o único objetivo de emagrecer, mas não é bem assim.

Praticar esportes traz bons resultados para o corpo e para a mente. Alguns benefícios que proporciona são: bom humor, diminuição da ansiedade, auto-estima, melhora na autoconfiança, facilidade de relaxamento e muito mais.

Quer saber por que a prática de esportes é qualidade de vida garantida para você e sua família? Então, acompanhe este artigo e descubra.

Qual a relação entre prática de esportes e qualidade de vida?

Apesar de ser conhecida a importância dos exercícios físicos para a convivência, pesquisas apontam que nem todo mundo tem o hábito de realizá-los. Segundo dados levantados pela ONU em 2017, apenas 37,5% dos brasileiros têm acesso a alguma prática.

Esse número se dá pela falta de locais acessíveis à população e pelas dificuldades de alguns bairros se adaptarem às necessidades. Morar em locais que garantem boa estrutura aos habitantes é um privilégio. Segundo a pesquisa, em torno de 60% das pessoas com uma renda maior realizam mais atividades que o restante da população.

A qualidade de vida está atrelada a diferentes fatores sociais e pessoais e poder viver em um local que garanta isso é essencial para todos. Veja, abaixo, os principais benefícios.

Melhora na saúde cognitiva

“Corpo são em mente sã”, já dizia o filósofo Platão. A prática de esportes melhora não só o seu físico, mas também os seus reflexos neurais. Segundo a Academia Americana de Neurologia, estar em contato com atividades físicas pode ser mais eficaz para a saúde que remédios farmacológicos, em alguns casos.

Um tratamento médico acompanhado de práticas esportivas regulares pode trazer muito mais benefícios para sua saúde. Cada caso é diferente e, em se tratando de doenças específicas, é sempre bom realizar as atividades com acompanhamento profissional. 

Diminuição da ansiedade

A ansiedade e a depressão são as chamadas doenças silenciosas que mais se espalham pela população. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), conseguir combater essas adversidades é uma luta que mais de 322 milhões de pessoas enfrentam no Brasil. Realizar exercícios reduz os níveis de hormônios estressores no organismo, o que melhora a sensação de bem-estar.

Existem diferentes soluções para melhorar os sintomas e levar mais tranquilidade para sua vida. Para evitar ser atingido pelos problemas do dia a dia, é importante fazer um treinamento leve e, depois, focar em relaxamento. Atividades em conjunto também contam como melhoria para aqueles que têm dificuldade de interagir socialmente.

Maior convivência social

Assim como abordado, poder estar em contato com outras histórias muda a perspectiva de pessoas com doenças mentais. A prática de esportes, nesse caso, está diretamente ligada à qualidade de vida, pois reflete o nosso modo de conviver e de interagir socialmente. Muitas vezes, times que treinam juntos estabelecem uma amizade para toda a vida.

Psicólogos afirmam que as amizades crescem nos ambientes esportivos, apesar da competitividade. Uma das primeiras atitudes que definem essa relação é o respeito. Geralmente, durante a prática esportiva, existem pessoas com habilidades incríveis e isso faz com que cada um possa se inspirar em suas histórias.

Como garantir essa qualidade de vida?

Depois de conhecer alguns dos benefícios, como é possível experimentar tais atividades nos dias de hoje? O mais simples seria se nossas casas e bairros estivessem todos adaptados para esse bem. Porém, nem sempre isso é uma realidade fácil de ser encontrada, o que leva à importância de escolher com cuidado onde viver.

Para manter a prática de esportes viva e ainda garantir a qualidade de vida, nada melhor do que morar próximo a todos esses benefícios. De acordo com a ONU, pessoas com acesso a estruturas esportivas conseguem realizar atividades físicas por mais tempo.

Geralmente, condomínios planejados garantem essas características aos moradores. Por isso, a CINQ dá uma atenção especial para áreas de lazer e esportes em seus condomínios. 

Se você também acredita que a prática de esportes e a qualidade de vida estão relacionadas, comente sobre suas experiências conosco.

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião