Blog


Segurança e sossego: as maravilhas de morar em um bairro planejado!

01 de novembro de 2018

Nem sempre é tarefa fácil encontrar um imóvel que atenda totalmente às suas expectativas em uma grande cidade. Quando você acha um bairro com boa infraestrutura, por exemplo, ele tem muito barulho ou tem histórico de crimes.

Em outros casos, quando tudo parece estar certo, você descobre que os serviços de telefone, TV e internet não pegam bem ali. A solução para isso pode ser buscar um bairro planejado.

Infraestrutura e segurança são apenas alguns dos motivos que têm feito esse mercado crescer no Brasil. Bairros planejados têm mais natureza, menos trânsito e um urbanismo focado na qualidade de vida do morador. Além disso, eles não têm problemas de crescimento desordenado.

Neste artigo, você vai entender melhor sobre o conceito de bairros planejados, descobrir suas diferenças para os tradicionais e ver como é possível empreender dentro deles. Confira!

O que é um bairro planejado?

Bairros planejados são espaços urbanos construídos a partir de projetos que detalham os aspectos urbanísticos, desenho das ruas, espaços para comércio, modelo das casas, entre outros detalhes. Eles são pensados do zero e diferem bastante dos bairros tradicionais das cidades.

Podem ser desenvolvidos por agentes públicos, como prefeituras, ou por empresas do setor imobiliário. Nesse caso, funcionam como um condomínio, mas tem o tamanho e os serviços comuns aos bairros. É possível encontrar mercados, farmácias e opções de lazer dentro desses espaços.

Em geral, a ideia dos bairros planejados por construtoras é oferecer uma opção de moradia com toda a infraestrutura já feita e pensada para aquele número de pessoas.

No Brasil, apesar da crise econômica dos anos de 2015 e 2016, novos empreendimentos têm sido lançados em diversas capitais. Alguns projetos chegam a criar bairros — verticais ou horizontais — com até 15 mil unidades!

Quais são as principais características de um bairro planejado?

Como um bairro planejado tem um projeto urbanístico definido bem antes de as obras realmente começarem, a principal característica dele é a excelência de infraestrutura.

As redes de água e esgoto, eletricidade, gás e comunicação são feitas para suprir a capacidade total de moradores e planejados com antecedência. Assim, é raro acontecer alguma obra de manutenção.

Nesses bairros, há também a valorização estética do ambiente urbano. Como são desenhados por arquitetos e engenheiros, os bairros planejados têm paisagismo e normas rígidas para mudanças em fachadas e reformas.

Além disso, não é possível criar lotes e desmembrar casas em mais de uma. A quantidade de residências já foi prevista no projeto e não pode ser alterada. Assim, você tem a certeza de que o bairro vai se manter tranquilo.

Qual a diferença entre o bairro planejado e os tradicionais?

Nos bairros tradicionais há uma tendência em terceirizar a responsabilidade de cuidado da região para a prefeitura e a relação dos moradores com o lugar costuma ser menos íntima. Quem escolhe um bairro planejado, está priorizando qualidade de vida. Por isso, se entende a importância do cuidado com o local. Além do mais, a maioria dos empreendimentos conta com uma administração.

Como vimos acima, o urbanismo também é um fator que diferencia muito os bairros planejados dos tradicionais. Os bairros planejados são mais arborizados, com paisagismo.

Em projetos com foco em qualidade de vida, são construídas ciclovias, praças, parques, quadras de esportes etc. Para escolher um empreendimento, uma dica é observar se há foco no bem-estar da família, com opções de entretenimento para todas as idades.

Dependendo do tamanho bairro, os espaços comerciais também abrigam opções de lazer, como restaurantes e bares.

Um grande problema dos bairros tradicionais, mas que não se repetem em bairros planejados, é o crescimento desordenado. Como ele extrapola a capacidade de a infraestrutura oferecer o básico, diversos problemas começam a aparecer, como falta d’água, trânsito e poluição.

Isso não acontece nos bairros planejados porque há limites para as construções e estudos técnicos que checam a viabilidade de qualquer expansão.

Quais as vantagens de morar em um bairro planejado?

A segurança é uma das maiores preocupações de quem tem crianças e mora em grandes cidades. Por isso, nos bairros planejados ela é uma das prioridades das construtoras. Mesmo que a entrada seja livre, eles geralmente têm um perímetro murado e vigilância.

Nos melhores projetos, você encontra portarias que funcionam 24h, monitoramento por câmeras e muro no perímetro com cerca elétrica e monitoramento.

Nesses bairros, a tranquilidade também chama a atenção. Como eles costumam não ser uma via de passagem para outro bairro, o trânsito é menor que em bairros tradicionais. Além de evitar ruídos, isso ajuda na segurança, já que o bairro não servirá como caminho para outras pessoas, além dos moradores.

Como o desenho das ruas também é planejado, os problemas de trânsito são raros, já que o fluxo de automóveis em cada via é considerado e, por isso, determinam a largura e as faixas delas.

A sustentabilidade das construções é outra característica interessante dos bairros planejados. As empresas sérias dão um destino adequado aos entulhos das construções, desenvolvem sistemas de captação de água da chuva e até estações de tratamento de esgoto. Essas opções vão depender, no entanto, de cada empreendimento.

Dá para empreender em um bairro planejado?

Como nos bairros planejados os moradores costumam fazer compras no próprio local, há boas oportunidades para empreender. Dependendo do tamanho do bairro, são construídos minishoppings e galerias onde existe todo tipo de comércio, desde pet-shops a bares.

Mesmo que empreender não esteja na sua mente, é possível lucrar com o comércio de outra forma. Você pode comprar imóveis comerciais e alugá-los. Em alguns empreendimentos, são reservados espaços para projetos comerciais e escritórios, o que ajuda a movimentar ainda mais a economia local.

Agora você já sabe o que é um bairro planejado, como ele funciona e as principais diferenças entre ele e um bairro tradicional. Bairros planejados têm excelente urbanismo, qualidade de vida e dispõe de toda a infraestrutura necessária para a construção de uma residência. Além disso, eles são mais seguros e tranquilos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os bairros planejados? O que acha de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdo?

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião