Blog


Sistema de automação Machine Control: saiba como ele é aplicado no Parqville Jacarandá!

11 de setembro de 2019

A adoção de soluções inovadoras no setor da construção civil tem resultado em eficiência e qualidade. Um exemplo é o uso do sistema de automação Machine Control no loteamento urbano Parqville Jacarandá em Aparecida de Goiânia.

A inovação impactou o tempo de execução da obra, a qualidade dos processos, a necessidade de mão de obra e, consequentemente, os custos operacionais.

A seguir, conheça o que é o sistema de automação Machine Control, os benefícios promovidos e como ele foi usado no Parqville Jacarandá.

Como funciona o sistema de automação Machine Control?

O sistema de automação Machine Control consiste na integração de software e hardware para promover inteligência no processo de terraplanagem.

No caso do Parqville Jacarandá, a tecnologia foi integrada às motoniveladoras, antigamente conhecidas como Patrol, um tipo de trator.

O projeto de terraplanagem desenvolvido pela CINQ Desenvolvimento Imobiliário foi adicionado ao sistema que faz a leitura dos dados para definir a operação do maquinário. O antigo motorista torna-se apenas o operador, sendo que os movimentos da lâmina niveladora são definidos pelo programa.

Ao lado da máquina, foi instalada uma estação totalmente robotizada para comandar as operações realizadas a partir da leitura do sistema do projeto de terraplanagem.

Antigamente, essa operação de tratonagem exigia a presença de diferentes profissionais como topógrafo, dois ajudantes e mais três profissionais para monitorar o processo.

O topógrafo fazia um estudo do projeto e do terreno fazendo marcações a cada 20 metros para definir em quais locais seria necessário cortar a terra ou colocá-la para corrigir as depressões do solo.

Com o sistema de automação Machine Control, o processo de terraplanagem é automatizado melhorando o planejamento urbano do condomínio. Além disso, apresenta vantagens operacionais imensas para o desenvolvimento imobiliário, como agilidade e precisão.

Quais as vantagens dessa tecnologia?

A automação já apresenta melhorias em diferentes segmentos, sendo mais recente no setor de construção civil devido à complexidade do maquinário utilizado.

Ainda assim, o sistema de automação Machine Control consegue contornar esses desafios e viabilizar uma execução com diferentes vantagens. Conheça as principais a seguir!

Agilidade na obra

Com a implantação da tecnologia de automação, o prazo de execução da obra pode ser até 40% menor devido aos ganhos de produtividade e agilidade.

Ao não necessitar de marcações a intervalos regulares, sendo que o sistema faz o mapeamento de todo o solo para executar a terraplanagem, a atuação fica mais rápida.

A agilidade na obra, possível com a automação de processos, influencia o tempo de entrega do loteamento, o avanço das demais etapas da obra e a maior produtividade das equipes responsáveis pela conclusão das diferentes etapas da construção.

Qualidade da terraplanagem

O sistema de automação Machine Control ainda destaca-se pela alta precisão do nivelamento.

A pavimentação automatizada tem uma margem de variação de apenas dois milímetros. No processo manual realizado anteriormente, essa variação poderia chegar a até três centímetros.

Com essa maior qualidade da terraplanagem, problemas de depressão no solo, ainda que mínimos, são superados.

Durabilidade do asfalto

Como resultado da maior precisão da terraplanagem, possível com o sistema automatizado, o asfalto apresentará maior durabilidade.

Isso porque o nivelamento correto evita a formação de poças de água e fissuras que comprometem a qualidade do asfalto e exige manutenções mais frequentes.

Portanto, os futuros moradores do loteamento, além de maior conforto no uso do espaço, ainda terão menores custos com conservação do condomínio horizontal.

Como o Parqville Jacarandá adotou o sistema de automação Machine Control?

O Parqville Jacarandá é um condomínio de casas localizado na região central de Aparecida de Goiânia, próximo de comércios, polo de empresas, estruturas municipais, serviços e principais redes urbanas de transporte.

O loteamento urbano da CINQ Desenvolvimento Imobiliário foi o primeiro na América Latina a adotar a tecnologia do sistema de automação Machine Control para terraplanagem.

Para que a fase operacional do sistema fosse bem-sucedida, a etapa anterior de elaboração do projeto exigiu precisão dos dados para que o sistema incorporasse comandos adequados à motoniveladora.

Visando a esse resultado, a CINQ investiu na compatibilização do projeto por meio do Building Information Modeling (BIM).

Esse sistema gera um desenho tridimensional, fazendo o levantamento detalhado de todas as medidas, tais como altura de meio-fio, pontos baixos do terreno, entre outras.

A tecnologia de automação de terraplanagem foi desenvolvida pela Leica Geosystems. O sistema já está em uso em outros países, como o Chile, onde são cerca de 200 obras de automação da pavimentação.

No Brasil, são aproximadamente 40 obras que utilizam a inovação que está presente em projetos de infraestrutura, como estradas, aeroportos e ferrovias.

No entanto, a CINQ foi pioneira no uso da tecnologia em loteamento urbano. Essa proposta é alinhada aos valores promovidos pela incorporadora nos projetos que desenvolve no país.

Quais os diferenciais dos loteamentos da CINQ?

Os pilares da CINQ incluem o conhecimento, a inovação e a qualidade dos empreendimentos, valorizando a tecnologia como um meio para alcançar maior produtividade e eficiência nos projetos.

Além disso, a CINQ está na vanguarda de uma proposta de condomínios acessíveis e voltados à qualidade de vida dos moradores, fazendo com que a precisão do nivelamento seja um aspecto importante para uso futuro dos espaços comuns.

Nos empreendimentos da incorporadora, destacam-se a presença de calçadas padronizadas entregues já no loteamento, ruas exclusivas para pedestres, ciclofaixas, áreas comunitárias, estrutura completa de segurança e ruas sem saída para controle do tráfego.

Entre as estruturas comuns desenvolvidas no Parqville Jacarandá, destacam-se:

  • pistas de caminhada e ciclovias que não cruzam com as vias de veículos, aumentando a segurança dos pedestres;
  • complexo de portarias 24 horas com central de monitoramento no subsolo;
  • muro perimétrico com cerca elétrica e monitoramento;
  • padronização das calçadas em todo o condomínio;
  • ruas privativas e sem cruzamentos para aumento da segurança;
  • estruturas de esporte e lazer, como parque infantil, quadra de esporte, campo, salão de festas e outras;
  • ruas exclusivas e passagem elevada para pedestres.

Portanto, a regularidade do asfalto é um dos critérios relevantes para que as propostas da CINQ impactem o cotidiano e a qualidade de vida dos futuros moradores do Parqville Jacarandá.

O uso pioneiro do sistema de automação Machine Control no Parqville Jacarandá atende à proposta da CINQ para condomínios mais inclusivos, acessíveis e modernos, agilizando a etapa de obras e melhorando a qualidade de vida dos futuros moradores.

Para saber mais sobre o Parqville Jacarandá, entre em contato com nossos especialistas!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião