Blog


6 dúvidas muito frequentes na hora de comprar um imóvel

25 de junho de 2018

As dúvidas são muito comuns para aqueles estão na fase de pesquisar mais sobre a compra de imóveis, principalmente pelo fato de ser um sonho da maioria e também por comprometer boa parte de suas rendas. Logo, por ser um momento de tamanha importância, as dúvidas são extremamente compreensíveis.

A insegurança no momento da compra de um imóvel também é muito comum, e não é para menos: o investimento é bastante alto e para a maior parte das pessoas, utilizando da economia que realizaram durante praticamente a vida toda. E para você ter segurança de que a escolha que está tomando é a certa e a melhor, nada melhor do que obter as respostas para todas as suas dúvidas.

É importante salientar que as primeiras perguntas de todas na verdade devem ser feitas para você mesmo, como: qual o real objetivo da compra? É para residir ou para alugar? A compra será realizada com intuito de investimento?

O objetivo do nosso post de hoje é apresentar e esclarecer algumas das principais dúvidas que você pode ter no momento da compra de um imóvel. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente!

1. Se o imóvel está com o preço muito abaixo, devo desconfiar?

Independentemente se a propriedade for uma casa ou um apartamento, nenhuma dúvida deve ficar sem resposta para que a compra seja realizada. Se o que mais te atraiu tem outros exemplares à venda, é muito provável que tenha unidades promocionais, já que está pronto e precisa ser vendido o quanto antes por quem construiu — construtora ou vendedor.

Não há nada de errado para desconfiar desse tipo de situação, pois, na verdade, a estratégia é realizada com intuito de aquecer o mercado. Muitas das construtoras preferem abrir mão de parte dos lucros iniciais desejados, para realizarem negócios aproveitando a liquidez dos imóveis já em estoque. Contudo, se ele já é usado e apresenta um valor abaixo da média dos que estão localizados na mesma região, pode sim haver algum motivo para desconfiar.

Por isso é muito importante que se saiba tudo sobre o imóvel que está olhando, não deixe nenhuma dúvida atrapalhar no momento da sua decisão. Caso necessário, procure a ajuda de um profissional da área — corretor de imóveis — para que ele possa auxiliá-lo na verificação de algum possível problema com algum que esteja muito abaixo do preço.

2. Qual a melhor opção para morar: casa, condomínio ou apartamento?

Essa dúvida surge pelo simples fato de as pessoas não colocarem em pauta todas as necessidades que devem ser atendidas, tanto para elas quanto para as pessoas que residirão em conjunto.Por isso, é muito importante que você tenha em mãos todas as reais necessidades que deverão ser supridas pelo imóvel que você deseja comprar. Com essa lista, os filtros acabam sendo mais eficientes, assim você conseguirá enxergar qual das opções se encaixa melhor em seu perfil.

É preciso também mensurar o valor mensal que você está disposto a pagar, pois além do valor do bem, condomínios e apartamentos têm taxas mensais que devem ser pagas, sendo assim, todos os valores devem ser levados em consideração.

3. Quais são os documentos necessários para compra de um imóvel?

Antes mesmo de fechar o negócio, é importante solicitar ao corretor de imóveis — ou à pessoa que está negociando diretamente a venda com você —, todos os documentos que são exigidos para a realização da compra do imóvel.

Esse ponto é muito importante para que você possa adiantar o processo e providenciar todos os documentos necessários com antecedência a fim de evitar problemas posteriores.

4. Essa região valorizará?

Para aqueles que desejam comprar um imóvel visando a possibilidade de adquirir um investimento, essa dúvida é bastante pertinente. Negociar uma propriedade em uma região que tem perspectiva de desenvolvimento, pode influenciar diretamente no valor do bem no futuro.

Além de subir o valor do imóvel, um maior número de pessoas acabam migrando para essa região, o que pode ocasionar também em uma possível locação por preços maiores, caso seja essa a situação. Portanto, é sempre bom sanar todas as dúvidas que você tem em relação a esse ponto, pois ele é bastante importante se você deseja adquirir um bem com objetivo de investimento.

Entretanto, isso não é importante só para aqueles que têm interesse de investimento, mas também para as pessoas que realmente desejam morar na região por tempo indeterminado. É sempre bom comprar um imóvel em uma localização com projeções de crescimento pois, assim, suas necessidades serão atendidas e terá mais acessibilidade a serviços.

5. Como é a segurança da região?

Nos dias de hoje, a segurança vem se tornando prioridade, pois o perigo está em todas as partes. Então, muitas pessoas convivem com a insegurança de adquirir um imóvel em uma região com baixos índices desse aspecto.

Portanto, é de extrema importância levantar esse ponto para o vendedor e também pesquisar sobre a região da propriedade imobiliária que você está olhando. Procure descobrir se essa área é segura, se tem ou não policiamento e verifique a questão de iluminação noturna.

6. Quais são as formas de pagamento e qual a melhor para mim?

Independentemente da sua escolha, é considerável pensar e planejar com será realizada a aquisição e o pagamento do imóvel. Você precisa saber quais são as formas de pagamento, qual o valor de entrada, quais são os benefícios de financiar e pagar a vista e quais serão os custos para regularizar toda a documentação.

Normalmente, o pagamento à vista é sempre o mais indicado — mas, claro, para aqueles que têm essa opção,. Essa modalidade evita toda aquela preocupação com financiamento, parcelas, juros etc.

Para as pessoas que não têm pressa em adquirir o bem próprio, um o consórcio imobiliário pode ser uma boa opção. Muitas construtoras contam com programas que facilitam o financiamento de imóveis novos, logo, procure se atualizar com relação a todos esses programas para que opte pela melhor forma de pagamento possível para o seu bolso.

Dúvidas surgem no momento da compra de imóveis, mas, ter as respostas para elas é essencial para que a negociação seja de qualidade. Portanto, converse com os vendedores ou corretores de imóveis responsáveis pelos bens que você está olhando garantindo que a falta de informação não será um problema.

Gostou do nosso post? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas em relação à compra de imóveis? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais para manter-se atualizado quanto às novidades do mercado imobiliário e muito mais! Estamos sempre com novidades no nosso Facebook.

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião