Blog


8 cuidados na compra de imóvel que você deve ter

20 de agosto de 2018

Ter um imóvel próprio representa diversas conquistas na vida de uma pessoa, como sair do aluguel, ter um patrimônio, poder decorar e modificar os espaços da forma que desejar (e seu orçamento permitir!) etc.

Antes de pegar as chaves, no entanto, é preciso percorrer um longo caminho — que não precisa ser duro, desde que você tome alguns cuidados na compra de imóvel.

Acompanhe neste artigo alguns cuidados que devem ser considerados antes do momento da compra para evitar dores de cabeça e começar essa nova etapa da vida com tranquilidade!

1. Analise seu orçamento e suas reservas antes de comprar

Se você não tem o valor integral pedido pelo imóvel no momento da compra, é necessário recorrer a um financiamento bancário ou utilizar recursos como o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) recolhido mensalmente do salário de funcionários que trabalham no sistema CLT.

Mesmo antes de recorrer a essas linhas de crédito, faça uma análise de seu orçamento mensal para saber se conseguirá dispor desse valor sem que suas contas fiquem abaladas.

Anote seus gastos diários, separando aqueles que são prioritários e os que podem ser suspensos por um tempo, para focar na compra do imóvel. Economistas recomendam que até 30% do orçamento doméstico pode ser comprometido com dívidas, incluindo o financiamento da casa própria.

2. Defina o perfil do imóvel que você procura

Quando se pensa na compra de um imóvel, é necessário fazer planos no longo prazo, pelo alto investimento financeiro. Visite com calma as opções de bairro; calcule o tempo de deslocamento para trabalho, escola e outros locais que sua família frequenta; bem como pesquise se a região oferece serviços como os que você utilizava na outra moradia.

O tamanho do novo imóvel também deve ser pensado pela família. Vocês têm planos de ter mais filhos? Eles já cresceram e estão saindo de casa? Alguém pretende trabalhar de casa em tempo integral ou parcial? Alguém da família gosta de fazer trabalhos manuais?

Informações como as que citamos acima ajudam a definir como acomodar a família no novo lar, o melhor tamanho do imóvel, quantos quartos serão necessários, se vale a pena pensar em uma casa com quartos extras que podem ser transformados em oficinas etc.

3. Saiba como pesquisar por imóveis novos

Pesquise o passado da construtora e incorporadora, principalmente sobre as entregas de empreendimentos.

Converse com amigos e parentes que compraram imóveis na planta para saber como foram atendidos na entrega, se as demandas de pequenos reparos foram atendidas, se os acabamentos do condomínio foram feitos como prometido etc.

Leia na imprensa local se a construtora está envolvida em escândalos ou outros crimes do mercado imobiliário, confirmando sua idoneidade.

Não deixe de tirar suas dúvidas com os vendedores e contatos que a construtora ofereceu a você. Se eles se mostrarem abertos a atender e sanar as dúvidas, é um bom sinal de parceria.

4. Entenda o que verificar nos imóveis usados

Se o imóvel desejado for usado, é importante também ver o estado da casa e das instalações elétricas e hidráulicas, bem como verificar a necessidade de fazer alguma reforma antes de mudar.

Caso os custos fiquem muito altos, tente negociar com o vendedor um desconto no preço final que compense as reformas necessárias.

5. Tenha atenção com o contrato

O contrato de compra e venda do imóvel deverá ser redigido por um advogado com experiência na área. Esse profissional tem conhecimento para orientar a redação, que deve incluir o endereço do imóvel, os dados do vendedor e do comprador, o valor do imóvel e a sua forma de pagamento.

As multas previstas no caso de atrasos deverão ser listadas no contrato, bem como os móveis e outros bens que forem vendidos juntos. O documento também deve incluir o valor da comissão do vendedor, se esse for o caso.

Com todas essas informações, as partes concordam com o negócio e não podem mais reclamar depois de sua finalização.

6. Confira a documentação do imóvel

Os documentos tanto do imóvel quanto do comprador são muito importantes na hora de efetuar a compra. O imóvel deve estar com sua documentação atualizada, para que o novo proprietário não tenha problemas depois da compra.

O vendedor deve apresentar os seguintes documentos: certidão negativa de ônus reais que comprove o pagamento de dívidas, certidão negativa de IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano (cobrado pelas Prefeituras das cidades), Planta Baixa (desenho feito por arquiteto detalhando o espaço do imóvel), contrato de compra e venda, entre outros.

7. Verifique os documentos do antigo proprietário

Não só o imóvel deve ter uma documentação disponível para checagem. Peça para ver alguns documentos, como o contrato social e o CNPJ do vendedor — no caso de ser uma empresa —, além de certidões negativas, como a da Justiça do Trabalho e a de Falência e Concordata.

8. Mantenha seus documentos em dia

Você, como comprador, também precisa apresentar documentos que comprovem suas informações, principalmente se a previsão do pagamento é com financiamento bancário.

Para dar entrada nos pedidos de financiamento e compra, é preciso ter em mãos cópias atualizadas de seu documento de identidade, CPF, certidão de casamento e comprovante de renda. Se você for comerciante, é necessário apresentar certidões de quitação com a Justiça Federal e negativas de débitos de tributos.

Para utilizar o FGTS como parte do pagamento do imóvel, é necessário ter em mãos extratos das contas do FGTS dos últimos dois anos de trabalho, autorização para movimentar essas contas vinculadas e cópia da carteira de trabalho.

É preciso também comprovar que essa é sua primeira compra de imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação. O FGTS é um fundo alimentado por um percentual descontado mensalmente do salário de profissionais empregados no sistema da CLT.

Além de estar atento a essas dicas, ter o acompanhamento de uma empresa renomada dentro do setor de imóveis faz com que essa etapa extremamente importante na vida de uma família seja mais tranquila e segura — bem como mais rápida e sem retrabalhos.

Gostou de conhecer alguns dos cuidados na compra de imóvel? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais, divida essas informações com seus amigos e ajude-os nesse importante momento de suas vidas!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião