Blog


Automação residencial: o que é, como funciona e quais as vantagens?

01 de fevereiro de 2019

A automação é um sistema que tem sido muito difundido no meio empresarial, sendo utilizado em fábricas, hospitais, estabelecimentos comerciais etc. O objetivo é centralizar o controle dos processos a fim de otimizá-los e substituir trabalhos manuais por comandos que podem ser acionados por meio de dispositivos eletrônicos ou mecânicos.

Entretanto, esse sistema já chegou aos domicílios com o conceito de “casas inteligentes” e tem a proposta de facilitar a vida dos moradores e garantir mais comodidade. A integração de todos os aparelhos da casa em um só controle é uma evolução que faz da automação residencial uma das maiores aplicações tecnológicas do mundo.

A conexão entre o imóvel e o sistema pode ser realizada por meio de uma rede wireless. Mesmo que morador esteja fora da sua residência será possível controlá-la com a utilização de um tablet ou um smartphone.

Continue a leitura deste artigo e saiba qual é o custo da automação residencial, bem como os cuidados que precisam ser tomados na hora da contratação do serviço e quais são os benefícios proporcionados.

Qual é o custo da automação residencial? 

Engenheiros e arquitetos afirmam que o custo da automação residencial normalmente varia entre 3% e 5% do valor do imóvel. Na hora de fazer o orçamento é importante saber que alguns fatores influenciam diretamente o preço, como os itens que serão usados, o tamanho do ambiente, entre outros.

O dinheiro que será gasto na automação residencial será compensado pela praticidade que proporcionará às tarefas habituais. Em busca de uma melhor qualidade de vida, essa ação pode agilizar as suas obrigações e otimizar o seu tempo.

Qual a funcionalidade do aplicativo? 

Há muitos aplicativos que se integram aos sistemas de automação residencial. A função deles é deixar mais prática a realização de atividades comuns dos moradores. Por meio de smartphones, tablets e outros eletrônicos é possível comandar ações como acionar o som da área de churrasco, por exemplo.

Além disso, há um modelo conhecido como streaming que pode ser configurado pelo técnico para acionar a Looke, Prime Vídeo, Netflix etc. junto com o sistema de áudio da sala de televisão por meio de um clique no aplicativo. Essa comodidade pode proporcionar um grande relaxamento depois de um dia de trabalho bastante exaustivo.

Quais cuidados precisam ser tomados?

A fim de que haja mais segurança, antes de contratar alguém para o serviço de automação residencial é preciso fazer uma pesquisa de mercado com o objetivo de encontrar profissionais que sejam especializados e que tenham boas recomendações, afinal a estrutura da sua moradia estará nas mãos desses prestadores de serviço. É válido buscar informações com amigos ou com pessoas que já tenham contratado o serviço.

Quais são os principais benefícios?

A integração de todos os aparelhos por meio da automação residencial possui benefícios tanto em relação ao conforto dos moradores quanto em relação à segurança da família e do imóvel e ao consumo de energia. Confira alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de fazer esse investimento:

Segurança

Devido ao avanço tecnológico hoje em dia é possível que o proprietário acesse as imagens das câmeras de segurança instaladas em seu ambiente de trabalho, em sua casa etc. A automação residencial permite que o morador saia da sua casa e continue vendo o que acontece dentro dela.

Por exemplo, é possível conferir se o caseiro apareceu nos dias em que estava viajando ou até mesmo se os filhos estão se comportando enquanto está no trabalho. Essas ações são bastante cômodas para que as pessoas se sintam seguras com o que acontece dentro da sua casa, sendo um ótimo investimento principalmente para as que se ausentam periodicamente.

Como o objetivo da automação residencial é tornar as atividades da casa mais simples e eficientes, foi desenvolvido um modo do sistema de segurança que pode integrar as luzes, as cortinas e as portas, por exemplo. Desse modo, quando você sair de casa e surgir aquela dúvida se ela foi adequadamente trancada, se as luzes foram apagadas etc., será possível acessar o aplicativo e executar esses comandos de uma vez só, caso não tenham sido feitos.

Praticidade e comodidade

Ter uma casa inteligente que realize suas tarefas do dia a dia vai proporcionar um grande conforto. Por exemplo, o tempo que seria gasto com os serviços caseiros pode ser reservado para o descanso.

Além disso, não será preciso levantar da cama por ter esquecido as luzes da garagem acesas, pois com apenas um clique por meio do smartphone é possível apagar todas as luzes da casa, bem como desligar os aparelhos eletrônicos etc.

Economia de energia

Os controladores de intensidade de luz e interruptores têm uma função de economia. De acordo com a configuração aplicada, a conta de energia poderá diminuir em até 30%. Os detectores de presença são um dos pontos positivos que podem diminuir o gasto, já que em vez de a lâmpada ficar acesa a todo momento ela só acenderá quando houver algum movimento.

A sala de televisão é um dos locais em que mais há aparelhos eletrônicos, ou seja, também é onde mais tem consumo de energia. A automação residencial possui uma tecnologia que, na hora de assistir algum filme, o residente escolhe o modo cinema e automaticamente só ficarão acesas as lâmpadas necessárias.

Ademais, outra ordenação positiva são os dispositivos que têm a função de organizar o consumo de energia, pois eles conseguem detectar onde estão os maiores consumos da residência, o que proporciona uma diminuição de custos com as contas de luz.

Como pôde ser visto, a integração dos aparelhos da casa por meio da automação residencial é uma opção que gera um conforto, segurança e economia para os moradores. Mas é preciso ter em mente que na hora de instalar esse serviço é indicado que o interessado busque por um profissional qualificado para que tudo funcione de acordo com o esperado.

Gostou deste post sobre automação residencial? Aproveite a presença aqui no blog e, antes de fazer esse investimento em sua residência, é interessante saber se um imóvel é bem-localizado.

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião