Blog


Como escolher um imóvel: casa em condomínio ou apartamento?

23 de agosto de 2019

Quando chega o momento de comprar um imóvel, milhares de dúvidas surgem e, nessa hora, é preciso ter muita cautela. É importante levar em consideração diversos aspectos que fazem a diferença no seu dia a dia e cada um deles dependem muito do estilo de vida que o comprador leva.

O mercado oferece dois tipos de moradias bem parecidos em alguns aspectos e bem distintos em outros. Nesse sentido, casa em condomínio e apartamento são os tipos de moradias mais procurados pelos consumidores na atualidade e ambos possuem vantagens e desvantagens, o que vai variar é o perfil de quem está comprando.

Assim, avaliar bem a localização do imóvel, a quantidade de cômodos e a estética do local são fatores a serem considerados, mas não se pode esquecer dos itens primordiais como segurança, privacidade e conforto.

No post de hoje, traçaremos um comparativo entre as vantagens de morar em um apartamento ou em uma casa em condomínio com base em alguns desses aspectos. Assim, na hora que pintar aquela dúvida de como escolher um imóvel, você já terá tudo o que for importante em mente. Confira!

Dicas de como escolher um imóvel

Esse é um momento delicado para quem quer adquirir um imóvel, pois é necessário fazer uma avaliação bem minuciosa para não errar na escolha.

Seja uma casa em condomínio fechado ou apartamento, cautela é a palavra-chave! Confira, abaixo, o passo a passo que preparamos para que você saiba o que fazer nesse momento.

Defina qual o imóvel se encaixa melhor ao seu perfil

Antes de qualquer coisa, é preciso identificar o que você e sua família precisam do imóvel. O mercado oferece várias alternativas e se não souber exatamente o que quer, é fácil ficar perdido em meio as opções.

Pense primeiro na composição da sua família. Um casal sem filhos não precisa de tantos quartos e pode se contentar com um apartamento com apenas um quarto. Por outro lado, qualquer família maior que isso já precisaria de mais espaço.

Além disso, ter filhos não significa apenas precisar de mais quartos. A infraestrutura passa a ter um papel ainda mais importante na escolha. Ter uma área de lazer para eles poderem brincar tranquilamente passa a ser um fator, assim como a segurança dela.

Certifique-se de que se daqui alguns anos esse mesmo imóvel será apropriado para sua família

Comprar um imóvel é um investimento a longo prazo, então sua escolha também deve levar em conta não apenas o momento atual, mas também o futuro. Ou seja, se você não tem filhos, mas considera ter, já é necessário incluir as necessidades que virão com eles na hora da escolha.

E se você já tem, lembre-se de que as necessidades vão mudando de acordo com a idade. Enquanto crianças pequenas conseguem dividir um quarto sem muitos problemas, conforme vão crescendo, a privacidade passa a ser essencial, o que significa que precisarão de quartos individuais.

Assim, uma casa moderna, em que você pode fazer uma reforma caso seja necessário, se torna muito mais atrativa do que um apartamento, que além de normalmente ser menor, é muito mais complicado de realizar quaisquer modificações que envolvam a estrutura.

Levante dados sobre a região da propriedade

Agora que você já entendeu as necessidades de sua família para o imóvel, é a hora de aplicar os mesmos passos para a localização do mesmo. Principalmente nas grandes cidades, esse é um ponto bem relevante, já que além da diferença no preço, há uma enorme variação em qualidade de vida dependendo do bairro escolhido.

Morar nos centros pode ser uma opção atrativa para famílias jovens e sem filhos, por ficar mais próximo do trabalho e opções de lazer. Mas, mesmo assim, é preciso levar em conta a segurança da região, assim como o tipo de comércio que há nas proximidades, devido ao nível de barulho que se está disposto a suportar.

Quando se tem filhos, é ainda mais importante escolher uma região mais segura e calma, mesmo que isso signifique ficar mais longe do trabalho. Até porque para a criança ficar em uma escola próximo de casa é muito mais importante do que morar próximo ao trabalho para um adulto.

Não perca tempo

Tendo feito as escolhas do tipo de imóvel e da região, é a hora de começar a pesquisar as opções disponíveis. Com certeza, aparecerão inúmeras possibilidades, e, sem o filtro certo, isso pode ser um dificultador para a tomada de decisão.

Por isso é tão importante decidir o que a família precisa antes de começar a procura propriamente dita. Por mais que ter um conjunto de características como guia, não se atenha rigidamente a elas. Decida o que são as necessidades e prioridades, ou seja, o mínimo que o imóvel precisa para ser considerado, e o que são as desejadas, características que vão melhorar a qualificação do imóvel na hora da escolha.

Com tudo isso em mente, escolher um imóvel se tornará algo mais prático, como um ranking. Feito isso, será necessário classificar as opções baseando-se no que já está decidido e visitar apenas as melhores classificadas. Assim, você não perde o seu tempo e nem fica em dúvida quanto à sua decisão.

Faça uma avaliação detalhada do imóvel

Quando for visitar o imóvel, é importante fazer uma verificação completa do local. Comece pelas coisas maiores. Distribuição do espaço dos cômodos, tipo de pisos e coberturas, quantidade de janelas, entre outros.

Mas não são apenas as coisas grandes que vão influenciar sua qualidade de vida, detalhes podem trazer grandes dores de cabeça caso sejam ignorados. Quantidade de tomadas, altura das bancadas, se tiver… Procure conseguir observar o máximo de pontos possíveis.

Caso seja uma compra ainda na planta é preciso observar bem se é o que deseja e sempre visitar o modelo para poder ter uma noção de como ficará quando estiver pronto.

Procure defeitos

Esteja atento aos possíveis defeitos da casa e verifique todos os pontos. Além disso, entenda quais defeitos fariam o imóvel deixar de ser uma boa opção. Pequenos inconvenientes podem ser ignorados ou modificados, dependendo do caso. Mas alguns, principalmente aqueles que não podem ser resolvidos, podem tornar o local perfeito em um verdadeiro pesadelo. Tente negociar esse tipo de questão antes de fechar a compra.

Visite o imóvel em horários diferentes

A cada etapa, a quantidade de opções deverá diminuir, então agora você deve ter uma lista reduzida de imóveis, o que torna mais fácil fazer uma segunda visita. Isso porque é interessante verificar os imóveis em diferentes horários do dia.

Isso vai permitir que você perceba detalhes que não estavam aparentes na outra visita. Questões como quantidade de sol, barulho e movimentações nas ruas e mesmo o dia a dia dos vizinhos são fatores importantes de decisão e podem passar despercebidos dependendo do horário que você visitou o imóvel.

Verifique a documentação necessária

Um dos últimos passos é a verificação das documentações necessárias para a compra. Ao chegar aqui, você provavelmente já se decidiu e essa é mais uma questão de organizar os documentos que serão necessários na hora da compra.

Tanto para a transferência do imóvel no cartório quanto para o financiamento do imóvel são necessários uma série de documentos, então é bom entrar em contato com antecedência para deixar tudo organizado para quando for fechar o negócio.

Enfim, são inúmeras as observações a serem feitas nesse momento e, para adiantar para você, listamos as características que você pode encontrar ao morar em apartamento e em uma casa em um condomínio.

Características de morar em casa de condomínio fechado

Privacidade

O modelo de construção utilizado em condomínios horizontais já proporciona uma certa privacidade aos moradores, o que torna o local mais seletivo. Como a sua entrada é monitorada, o fluxo de pessoas e carros que circularão no seu interior acontecerá somente por meio da permissão dos moradores.

Isso evita o aparecimento de visitas indesejadas e vendedores ambulantes batendo a toda hora em sua porta. Você escolhe quem pode entrar para ir até a sua casa e o horário em que quer receber as visitas. Aí vai depender da sua disponibilidade e da sua disposição.

Segurança

Para essa modalidade de habitação, esse também é um ponto positivo. A construção de muros altos, fazer parte de um bairro planejado, o sistema de monitoramento rígido e o controle de entrada e saída de pessoas permite maior segurança aos moradores.

Lazer

Junto com a modernidade das construções, vieram novos espaços para aproveitar mais o ambiente em que você mora. Atualmente, alguns condomínios, sejam as casas ou apartamentos, contam com espaço gourmet, academias, parquinhos infantis, piscinas e outros atrativos.

Toda essa praticidade permite uma maior convivência entre os moradores e também uma certa economia, já que você não precisará ir para longe para se distrair ou distrair as crianças, além de poder se exercitar por ali mesmo.

Tamanho

O estilo padronizado de casas e apartamentos trazem algumas peculiaridades e, geralmente, as casas de condomínio fechado têm uma estrutura maior que a dos apartamentos. Você também pode contar com uma área privativa mais ampla que nem todos os apartamentos possuem.

Particularidades de morar em apartamentos

Privacidade

Em apartamentos não existe muita privacidade. Tudo bem que se seu condomínio pode contar com serviços de portaria e você pode controlar a entrada de algumas pessoas, porém o número de pessoas que moram no mesmo local é bem maior do que a de um condomínio fechado.

Então, você terá que dividir os espaços de área comum com um número de pessoas muito maior. O novo modelo de construção — que utilizam paredes mais finas — também pode ser um problema.

O isolamento acústico se torna bem menor, o que permite a escuta de choro de crianças, conversa alta, músicas mesmo em volume máximo etc. Sem falar quando a sua janela se depara com outra bem em frente, aí há mais perca da tão querida — e necessitada — privacidade.

Segurança

Esse quesito é um fator preponderante para escolher um imóvel, visto que a cada ano a sensação de insegurança cresce. Por isso, a maioria dos condomínios verticais trabalham com portaria 24 horas e muitos contam com um sistema de monitoramento com câmeras que registram toda a movimentação do condomínio.

Com toda essa estrutura, fica mais difícil o acesso de criminosos e pessoas estranhas, o que proporciona uma maior tranquilidade tanto para você quanto para toda a sua família.

Lazer

Assim como nas casas em condomínio fechado, o lazer é garantido, pois os imóveis mais modernos já trazem sua própria área de diversão. Essa é uma forma de aproximar mais os vizinhos e também de economia, já que você não precisará ir tão longe para se divertir com a família.

Tamanho

Os apartamentos de hoje em dia visam a mitigação de espaço e a construção em massa, o que diminui cada vez mais a metragem da área construída. Com isso, salas e cozinhas — que são os locais mais utilizados pelas famílias — se tornam menores e, às vezes, móveis essenciais não caberão no espaço e, se couberem, provavelmente não serão do tamanho que você deseja.

Os dois tipos de construção possuem seus prós e contras e o que deve ser percebido na hora da escolha é qual modalidade elenca mais pontos positivos. Tudo dependerá também da sua real situação financeira, o quanto está disposto e o quanto pode investir.

Se o seu sonho é ter segurança, privacidade, lazer e um espaço mais amplo, sem dúvidas uma casa em condomínio fechado é mais vantajoso. Às vezes vale a pena adiar um pouquinho seu desejo e fazer uma aquisição mais próxima do que é esperado por você e toda a sua família. Satisfação, conforto e tranquilidade vêm em primeiro lugar, não é mesmo?

Agora você já sabe como escolher um imóvel, aprendeu quais os fatores devem ser levados em consideração na hora da compra e não errará mais na sua escolha. Seja qual for a opção, deverá ser feita com consciência, respeitando os seus limites e aquilo que você mais almeja: morar bem!

Se você ficou interessado em uma casa em condomínio, entre em contato com a CINQ e veja as opções que temos a oferecer!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião