Blog


Comprar imóvel: 9 dicas para fazer uma transação segura

28 de agosto de 2018

Comprar imóvel é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa, sendo que o seu impacto está ligado tanto ao seu futuro, como ao da sua família. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para que tudo possa ocorrer da melhor maneira possível, de modo que esse processo não gere transtornos ou traumas.

Inicialmente, entenda que alguns inconvenientes podem ocorrer no meio dessa transação, tal como erros de contrato, a exigência do pagamento de taxas abusivas, o imóvel não estar em condições de habitação, dentre outros que envolvem o imóvel em si, além da parte burocrática desse processo.

Para que seja possível se preparar e ficar tranquilo em relação a isso, preparamos 9 dicas para você conseguir fazer uma transação segura no momento da compra. Confira abaixo quais são elas!

1. Faça uma análise da localização do imóvel

Antes de mais nada, é preciso que você faça um levantamento dos locais em que deseja morar. Dessa maneira, será muito mais fácil começar a busca por um imóvel de forma segura. Ao criar essa lista, já será possível começar a fazer uma análise da localização em si.

Essa análise não precisa ser nada complexa, basta verificar alguns pontos essenciais e que são importantes para o seu bem-estar, tais como: a questão da segurança, a infraestrutura e facilidades para o dia a dia que são oferecidas pelo bairro, além da disponibilidade de imóveis para compra e os seus respectivos valores.

Feito isso, ficará bem mais fácil definir o caminho que será seguido para comprar imóvel com segurança.

2. Entenda quais são os custos extras

Outro ponto importante está nos custos extras da compra de um imóvel. Muitos não sabem, mas a compra não se limita apenas ao valor do imóvel em si, ou do financiamento, caso essa seja a opção escolhida para a transação.

Saiba que há outras taxas no meio disso tudo, tal como a da própria transferência do imóvel, os encargos bancários e também sobre a regularização da documentação.

Por isso, é preciso saber quais são essas taxas, os seus valores e se preparar financeiramente para arcar com elas. Solicitar a ajuda de um profissional da área é um bom começo para entender melhor essa questão.

3. Analise a necessidade de reformas

Ao visitar e escolher um imóvel, é importante que haja uma atenção especial para a necessidade de reformas. Já que falamos dos custos extras da transação no tópico anterior, saiba que esse pode representar uma despesa alta dependendo do imóvel.

Verifique se o imóvel atende às suas necessidades, além de possuir boas condições estruturais de habitação. Obviamente, realizar reformas não necessariamente será um problema, mas é algo que deve ser colocado na ponta do lápis ao estimar os gastos com essa aquisição.

4. Verifique o Registro do Imóvel

Saiba que todo imóvel possui um registro, que funciona como um RG. Esse registro é feito em cartório e é possível verificar como está a sua situação. Por isso, é imprescindível analisar se está tudo certo antes de prosseguir com a compra.

Esse processo é relativamente simples, basta solicitar a certidão de ônus reais do imóvel atualizada no cartório em que foi registrado. Nela, haverá informações relacionadas à área, pendências, informações do titular do imóvel, dentre outras que são pertinentes nessa análise.

5. Solicite a avaliação de um especialista

Sabemos que muitos detalhes do imóvel podem passar despercebidos, pois, dificilmente, o comprador será um especialista ao avaliar pontos importantes. Porém, isso não será um problema quando é solicitada a ajuda de um profissional da área.

Saiba que esse profissional poderá fazer uma análise completa do imóvel, tanto na questão do seu potencial de valorização quanto em questões estruturais  como problemas com infiltrações, por exemplo.

Além disso, ele saberá examinar se há qualquer outro tipo de irregularidade e fornecer o seu aval final.

6. Pesquise sobre a reputação do vendedor

Independentemente se o vendedor é uma pessoa física ou uma pessoa jurídica, tal como uma construtora, pesquise sobre a sua idoneidade. Afinal, ninguém quer fazer negócio com pessoas suspeitas, não é mesmo?

Pode até parecer algo trabalhoso, mas fazer essa verificação é algo que pode poupar qualquer dor de cabeça futura. Desse modo, você saberá que dificilmente vai sair lesado dessa negociação ou correr riscos maiores.

7. Verifique o prazo de entrega do imóvel

Outro ponto importante, que muitas pessoas acabam não se preocupando, está no prazo de entrega do imóvel. É de extrema importância verificar com o vendedor a partir de quanto tempo será feito a entrega das chaves após a conclusão da negociação.

Verificando isso e fazendo um bom acordo, evita-se qualquer tipo de surpresa nesse momento. Se possível, procure detalhar essas informações no contrato da transação, a fim de deixar documentado o acordo feito entre vendedor e comprador.

8. Faça uma projeção das parcelas

Caso a opção seja o pagamento parcelado do imóvel, por meio de um financiamento ou um empréstimo, será preciso entender muito bem como serão as parcelas ao longo do tempo para criar uma projeção das mesmas.

Isso ajudará a entender se você terá condições de realizar o pagamento no futuro. Saiba que o ideal é que as prestações não comprometam mais do que 30% da sua renda familiar. Outro ponto interessante é você analisar as suas aplicações financeiras.

Verifique, então, se possui mais do que metade do valor do imóvel juntando todo o seu dinheiro guardado e o FGTS. Caso positivo, saiba que será bem mais seguro realizar a compra do imóvel.

9. Formalize a proposta

Por fim, a nossa dica é que você busque formalizar a proposta com todas as partes envolvidas: vendedor, corretor, construtora, imobiliária. Coloque no papel tudo que foi conversado e prometido.

Essa é uma maneira de deixar bem claro para todos o acordo, sem dar margem para qualquer interpretação errada ou ação desonesta, ok?

Além dessas dicas, saiba que comprar imóvel com uma empresa renomada no mercado é algo bastante vantajoso, visto que haverá muito mais confiança e segurança nesse processo, deixando o comprador muito mais seguro!

Gostou deste post? Então siga-nos no Facebook e acompanhe as nossas novidades!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião