Blog


Comprar ou construir uma casa? Descubra a melhor opção!

23 de agosto de 2019

Se você deseja, finalmente, ter um imóvel próprio que seja do seu estilo e que atenda às necessidades da sua família, deve ter uma dúvida recorrente: é melhor comprar ou construir uma casa?

Essa pode se uma questão complicada de responder, além de parecer não existir uma resposta definitiva, uma vez que cada opção tem suas peculiaridades. Vale ressaltar que diferentes modelos e oportunidades podem ser mais adequados a determinados tipos de pessoas.

Em geral, construir uma casa tem mais vantagens, como personalização e redução de custos, mas é importante estar ciente de que a obra pode demorar e que transtornos podem aparecer. Nesses casos é importante estar preparado para reviravoltas no projeto e se manter positivo.

Por isso, é importante conhecer os prós e os contras de cada opção. Neste artigo, você verá as vantagens e desvantagens de comprar ou construir uma casa. Continue a leitura!

Quais são as vantagens de comprar uma casa pronta?

Apesar de ter um custo final mais alto que a construção, comprar uma casa pronta pode ser o melhor a fazer se você prioriza rapidez e agilidade. O processo de compra, muitas vezes, carrega diferentes etapas e processos que precisam ser abordados minuciosamente.

No momento da escolha da casa própria, é imprescindível que você tenha uma lista com tudo que deseja para seu imóvel. Nesse caso fique atento aos próximos tópicos para saber no que se inspirar.

Mais praticidade

Comprar uma casa é uma opção para quem não pode acompanhar um projeto de médio prazo como uma obra. Em geral, adquirir um imóvel pronto é rápido e, pensando de maneira simplista, realmente é menos trabalhoso que o de construir uma residência do zero.

Dessa maneira, em poucas semanas é possível fechar o negócio e se mudar, desde que as documentações de ambas as partes estejam corretas e que a forma de pagamento já tenho sido aprovada.

Conseguir realizar uma transação importante como essa é o sonho de 7,9 milhões de brasileiros. Segundo a pesquisa do Instituto Data Popular, a procura pela moradia pronta, independente da situação financeira do país, ainda é um dos grandes objetivos de vida da população.

Opções em bairros privilegiados

Em geral, dependendo da cidade, é difícil encontrar bons terrenos para construir nas regiões mais nobres. Se isso for importante para você e sua família, pode ser melhor comprar um imóvel pronto, que já esteja na localização desejada.

Caso pense em comprar uma casa para depois fazer reformas ou derrubá-las, é necessário estar ciente de que isso pode acarretar mais gastos, elevando ainda mais os custos de produção. É importante ter consciência que nem sempre as mudanças que você deseja em uma planta serão viáveis.

Nessas horas, podemos concluir que nem tudo que se imagina em um projeto de primeira mão é possível. Por outro lado, a escolha da casa própria no local apropriado pode trazer grandes mudanças e melhorias na qualidade de vida. Se o valor ainda não é acessível para você, talvez seja necessário rever alguns dos planos e encontrar opções de financiamento mais viáveis.

Facilidade de financiamento

Existem diversos tipos de financiamento de imóveis, que podem ser contratados de forma razoavelmente simples. Depois de decidir a forma de compra e escolher a instituição bancária, é necessário selecionar a linha de crédito.

As mais comuns são a Tabela Price — em que os valores da parcela se mantêm até o fim do financiamento — e os Sistemas de Amortização Constante (SAC) e crescente (Sacre).

Nessas duas últimas opções, as parcelam caem conforme os anos passam. Vale ressaltar que, no Sacre, as parcelas iniciais são mais altas quando comparadas com as da SAC.

Com a comprovação de renda e a escolha de um financiamento adequado às suas condições financeiras, é possível comprar a casa e se mudar em pouco tempo. No caso de um empréstimo ou financiamento para obras, as coisas podem ser mais complicadas, uma vez que é mais difícil conseguir créditos com valores muito altos.

Planejamento e previsão de gastos

No momento da escolha da casa própria, muitas questões devem passar pela sua cabeça. E se ela acabou de ser construída? Qual a idade da construção? Posteriormente, será possível realizar melhorias na estrutura? Qual o valor agregado da região etc.

É importante não deixar de fazê-las. Isso porque as respostas para essas perguntas podem influenciar muito no seu planejamento financeiro de compra e manutenção da casa.

Imagine comprar uma casa lindíssima e, alguns dias depois, descobrir as heranças dos antigos donos, como problemas no encanamento e parte elétrica antiga. É sempre bom ir com calma nas negociações, sempre conversando abertamente com os vendedores e com a imobiliária.

Possibilidade de mudança imediata

Depois de toda a burocracia acertada e as chaves recebidas, você já pode se mudar. Essa mudança praticamente imediata é uma das grandes vantagens de se comprar uma casa pronta. No entanto, essa pressa nem sempre é indicada.

Vale a pena providenciar uma faxina, levar móveis e eletrodomésticos aos poucos e cuidar de possíveis ajustes. Casas usadas podem apresentar problemas pontuais depois que começam a ser utilizadas. É importante fazer uma vistoria completa, contratando técnicos para realizar uma avaliação elétrica e hidráulica se necessário.

Quais são as vantagens de construir uma casa?

Passou meses procurando um imóvel que se encaixe perfeitamente na sua lista de desejos e depois de tantas visitas não se encontrou satisfeito com nenhuma das opções? Então a decisão mais certeira para você talvez seja construir uma casa.

Quando se tem um projeto em mente, é possível que você pense que já saiba exatamente o que quer e o que é preciso para uma casa perfeita ficar de pé. Contudo, no processo de construção, existem muitos desafios a serem superados. O melhor é planejar bastante antes de começar a construir. Esteja ciente que mesmo que demore mais tempo do que o esperado, o imóvel ficará pronto.

A seguir, apontamos as principais vantagens de construir uma casa. Boa leitura!

Personalização da casa

Uma das grandes vantagens é poder escolher tudo e montar sua casa, da voltagem das tomadas à largura das portas e detalhes que somente você pode adicionar. Estar em contato com os engenheiros e acompanhar o seu futuro imóvel sair do chão é inspirador.

Quando for pedir o projeto a um arquiteto, é importante deixar claro como é a rotina da família, se recebem muitas visitas e o que valorizam mais. Algumas pessoas, por exemplo, abrem mão de um banheiro grande para ter um quarto maior.

Um dos maiores objetivos da personalização, de construir uma casa e participar do projeto é poder ter algo único que nenhuma outro imóvel no mercado tem, como uma tecnologia específica aplicada ou procedimentos de construção customizados.

Além da metragem de cada cômodo, também é possível escolher o material de acabamento, como pintura, pisos, estilo das torneiras e interruptores. Dependendo do seu orçamento, o céu é o limite.

Ritmo da obra adaptado ao comprador

E agora? Compro terreno e construo tudo de uma vez? Caso essa seja o seu intuito, isso é uma possibilidade. No entanto, caso você planeje ir construindo enquanto vive na casa ou, no primeiro momento, construir uma parte e depois aprimorar com terraços, piscina, garagens e afins, também é possível.

Se escolher a opção de comprar o terreno e depois construir, é possível ir pagando por etapas e, dessa maneira, o processo tende a ser mais simples, com contas e processos mais suaves. Por exemplo, uma das opções é financiar primeiro o terreno e as fundações da casa para então realizar as compras dos acabamentos no mercado.

Dessa forma, é possível usar o crédito normal do seu cartão e posteriormente completar, aos poucos, os pagamentos do seu financiamento.

Afinidade com os processos de produção

Poder estar em contato com a maneira que sua casa será construída é algo a ser levado em conta. Garantir espaços seguros e medidas de segurança é um dos grandes diferenciais.

Muitas vezes, quando compramos um terreno não sabemos ao certo o seu passado, então torna-se necessária a instalação e manutenção de áreas seguras. Participar desse momento é determinante para a sensação de segurança no novo lar. Sem falar da escolha dos materiais a serem usados na casa: prefira aqueles que não agridem o meio ambiente ou os mais conceituados no mercado.

Muitas vezes temos ideias inovadoras para construir uma casa e, dessa forma, torná-la mais sustentável, com a utilização de matéria-prima que não agrida o meio ambiente. Um dos exemplos é adaptar seu imóvel para compartilhar a energia comum com placas solares ou gerenciar os usos da água, fazendo com que tudo seja funcional.

Versatilidade no gerenciamento dos custos

Geralmente, uma obra custa 30% menos que a compra de uma casa. Isso acontece porque os imóveis tendem a se valorizar conforme os anos passam. No caso da construção, você consegue negociar com a equipe do mestre de obras e pesquisar todos os preços dos materiais necessários.

O financiamento de lotes também é mais barato que o de uma casa, uma vez que os fatores considerados na precificação são diferentes daqueles de um imóvel completo. Muitas vezes, os imóveis vendidos no mercado têm alguns detalhes que o deixam o mais caro.

No momento da construção, é você quem tem o poder de definir quais serão as áreas e procedimentos de maior investimento. Ao acompanhar a obra da sua futura casa, é fundamental evitar desperdícios e gerenciar o planejamento financeiro.

Agora, para se sair ainda melhor no planejamento e não ficar com nenhuma dúvida, confira, a seguir, duas dicas bônus que preparamos para você sobre como construir uma casa.

Como economizar na construção?

Para economizar na obra da sua nova casa, o primeiro passo é fazer um bom planejamento. Pense em todos os detalhes, pesquise sobre arquitetura e reserve um valor extra para os imprevistos. Se os custos estiverem além do que você deseja, converse com os mestres de obras e arquiteto para reduzir o gasto com o que não é essencial.

Portanto, muitas vezes durante a construção você terá que recorrer ao seu planejamento inicial e refazê-lo em algumas partes, além de incrementar com novas etapas. Isso porque, para garantir a viabilidade de um projeto, é necessário colocar na balança todos os detalhes que podem influenciar no resultado final da obra e, principalmente, no seu bolso.

É imprescindível estar preparado para o que aconteça na construção, já que uma obra é quase uma caça ao tesouro — você pode encontrar imprevistos que nem ao menos sonhava que existiriam. Nessas horas, uma cena rotineira é ter que desistir de algo da sua lista de desejos para conseguir seguir em frente.

Por fim, avalie se há alguma tarefa que possa ser feita por conta própria ou com a ajuda de parentes e colegas, como a pintura e decoração. Com atenção, dedicação e cuidado, o acabamento da sua casa pode ficar tão bom quanto o realizado por profissionais. E, de quebra, você ainda ganha um momento com a família e amigos.

Como escolher um lote adequado?

Para não errar na compra de um lote, é preciso estar atento a todas as informações possíveis antes de fechar o negócio. Assim como na compra de uma casa, a situação do lote também pode influenciar nos valores. Dessa maneira, ter conhecimento de alguns detalhes pode facilitar na negociação do preço final.

Fique atento às seguintes especificações quando realizar sua visita ao lote:

  • quais são as vias de acesso mais próximas ao terreno;
  • se o formato do lote é quadrado, alto, fundo, plano ou irregular;
  • quais os tipos de imóveis que podem ser construídos no local;
  • as características da região onde o terreno se localiza;
  • o tipo de solo que formam a base necessária para sua fundação;
  • os valores de IPTU e outras taxas importantes para sua aquisição.

Agora que você conhece as vantagens entre a compra de uma casa pronta ou de um terreno, já pode providenciar os próximos passos. Para qualquer uma das conclusões que chegar, é necessário um caminho de planejamentos e discussões antes de colocar a mão na massa.

É importante identificar suas prioridades em relação a diversos fatores, como os valores, o prestígio da região, a segurança para se morar, a construção de um legado para a família e outras questões que somente você pode responder.

Para chegar a uma conclusão decisiva, falar com especialistas pode te ajudar a ter maior noção dos processos de construção ou de compra de uma casa. Entre em contato com a CINQ e veja agora mesmo quais são as oportunidades disponíveis!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião