Parqville


Novo urbanismo

17 de abril de 2018

Gentileza urbana: um grande diferencial nos condomínios horizontais

O Novo Urbanismo Empreendimentos imobiliários inovadores e de alta qualidade, pensados para pessoas que buscam a satisfação e o bem-estar de suas famílias, gerando valor para nossos clientes, colaboradores, parceiros e acionistas.

O Novo Urbanismo é um movimento voltado para o desenho urbano que defende o projeto de vizinhanças para pedestres com funções mistas de habitação e trabalho. Surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 1980 e continua atuante em muitos projetos de desenho e planejamento urbano.

Conheça os pilares do novo urbanismo que estão impactando diretamente na construção de loteamentos

A mudança no perfil do consumidor fez com que o mercado se adaptasse. Da mesma forma, essas mudanças não trouxeram impactos somente na venda de produtos e bens de consumo, mas também na oferta de empreendimentos e na distribuição dos espaços e loteamentos nas cidades. Foi assim que surgiu o conceito de novo urbanismo.

O novo urbanismo é um conceito de planejamento urbano muito mais preocupado nas pessoas e na qualidade de vida dessas.

Veja o que o arquiteto da CINQ diz sobre o #novourbanismo.

E para que você entenda qual impacto desse novo conceito para empresas de loteamento, abaixo discutimos um pouco sobre os principais pilares em que o novo urbanismo se sustenta.

Os pilares do novo urbanismo

O novo urbanismo é um movimento de design urbano que promove hábitos ambientalmente amigáveis, criando bairros e espaços que valorizem o deslocamento de pedestres, os espaços ao ar livre e uma ampla gama de habitações e tipos de trabalho.

Ele surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 80 e tem influenciado gradualmente muitos aspectos do desenvolvimento imobiliário, do planejamento urbano e das estratégias de loteamento.

Os princípios do novo urbanismo podem ser aplicados cada vez mais a projetos em toda a gama de escalas, de um único edifício até uma comunidade inteira. Ele está baseado nestes 10 pilares abaixo:

1) Deslocamento a pé: ter acesso à maioria dos serviços com uma caminhada de 10 minutos e ruas livres para pedestres;
2) Conectividade: redes de ruas interconectadas de forma a dispersar o tráfego e facilitar a caminhada;
3) Uso misto e diversidade: uma mistura de lojas, escritórios, apartamentos e casas no local e diversidade de pessoas — de idades, níveis de renda, culturas e raças;
4) Variedade de imóveis: com casas e prédios de diversos tipos, tamanhos e preços em uma localidade próxima;
5) Arquitetura de qualidade e design urbano: ênfase na beleza, estética e conforto humano;
6) Típica estrutura de vizinhança: com espaço aberto ao público no centro, planejamento do transporte com maior densidade no centro e menor nas bordas;
7) Densidade aumentada: mais edifícios, residências, lojas e serviços mais próximos para facilitar a caminhada, permitir um uso mais eficiente de serviços e recursos e criar um lugar mais conveniente e agradável para viver;
8) Transporte verde: design amigável que incentiva um maior uso de bicicletas, patins, scooters e caminhadas como transporte diário;
9) Sustentabilidade: impacto ambiental médio do desenvolvimento e suas operações, aplicação de tecnologias amigáveis ao meio ambiente e eficiência energética;
10) Qualidade de vida: juntos, esses aspectos somam uma alta qualidade de vida, criando lugares que enriquecem, elevam e inspiram as atividades do dia a dia.

O impacto do novo urbanismo nos loteamentos

Com um grande gap de espaços que atendam essa nova demanda do consumidor, cada vez mais é preciso pensar em loteamentos e empreendimentos mais estruturados.

É com esta inspiração que surgiram os condomínios Parqville, empreendimentos da CINQ Desenvolvimento Imobiliário.

Outra tendência do novo urbanismo são os parques lineares. Eles se caracterizam como uma intervenção urbanística com o propósito de proteger o meio ambiente e conectar áreas verdes e espaços públicos, controlar enchentes e propiciar áreas verdes destinadas a atividades culturais e de lazer.

Estão migrando de áreas consideradas 100% públicas para visitação, construídas em geral por prefeituras em parceria com a iniciativa privada, para loteamentos residenciais ou de zona mista (residencial e comercial).

Clientes buscando cada vez mais bem-estar e qualidade de vida.

Os projetos foi pensado e desenvolvido com itens de lazer distribuídos nas diversas praças do empreendimento e com um paisagismo diferenciado.

Ruas sinuosas, em vielas, sem cruzamentos, com travessias de pedestres elevadas, que inibem o aumento da velocidade dos veículos no trânsito local e valorizam o bem-estar das famílias.

Com estes conceitos de gentilezas urbanas, crianças, idosos e todos moradores poderão circular livremente e sem preocupação pelas ruas, resgatando a relação de convivência em comunidade com um novo urbanismo.

Ruas sem saída (Vielas): Vias projetadas para o bem-estar, privacidade e segurança dos moradores, de forma que as crianças tenham prioridade para brincar, assim como todos os moradores possam caminhar e aproveitar os benefícios oferecidos sem preocupações.

Vias Sinuosas: Mais orgânicas e agradáveis, as vias foram projetadas para diminuição da velocidade dos veículos e melhor visual da paisagem urbana.

Passagens de pedestres elevada: Forma de valorização e proteção do pedestre em relação aos veículos que circulam.

Calçadas entregues: Um dos maiores diferenciais do empreendimento, é o único condomínio horizontal que entrega calçada em todos os lotes e nas áreas comuns, priorizando e respeitando as pessoas de todas as idades e os portadores de necessidades especiais, além de valorizar a estética do empreendimento.

 

Tatuagem Urbana: Será estampado a imagem de uma árvore na rotatória da avenida principal e em todas as vielas do empreendimento, gerando valor e criando uma identidade para estes locais.

Muro do empreendimento com plantio de hera: Adotamos o muro verde como uma gentileza ao visual da paisagem.

Paisagismo diferenciado: Plantio de árvores com espécies adequadas à nossa região, favorecendo o sombreamento e a qualidade paisagística em todas as vias

Plantio de grama nas quadras: Gerando beleza ao empreendimento e menor custo de manutenção.

Reflorestamento da área de preservação permanente: Respeitando o meio ambiente com a recuperação da flora e fauna locais.

Programa de coleta seletiva: Incentivo ao cuidado do meio ambiente, pensando no futuro das novas gerações.

–  Ciclovia e pista de caminhada: Serão pistas integradas, oferecendo respeito ao ciclista e pedestre.

–  Bicicletário: Estações de bicicleta nas praças, incentivando a prática do esporte e exercício.

Praças e diversidade de lazer:  Lazer distribuídos em diversas praças no empreendimento, favorecendo o convívio entre as pessoas e a prática de esportes.

Pet Place: Local pensado e desenvolvido especialmente para os animais de estimação terem espaço para brincarem.

Piscina coberta: Localizada no quiosque principal do empreendimento, a piscina de 25 metros vem equipada com raia, pronta para a prática de exercícios.

Academia coberta: Academia de 100 m² montada com equipamentos Reebock.

Estações de ginástica: Localizada em praças do empreendimento, as estações de ginástica são ótimas para alongamentos prática de exercícios.

Salão social: Com capacidade para até 30 pessoas, o Salão Social é equipado com churrasqueira e forno de pizza e é ideal para reunir os amigos e famílias.

Parques infantis: Espaços reservados para as crianças brincarem e se divertirem.

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião