Blog


Quais são os melhores bairros de Goiânia para morar?

23 de agosto de 2019

Após muito planejamento, finalmente chega a hora de você se estabelecer e comprar uma casa. Contudo, um investimento desse tamanho não deve ser feito sem pesquisa. Nesse sentido, saber quais são os melhores bairros de Goiânia para se morar é um bom ponto de partida! Felizmente, a região metropolitana de Goiânia tem muitas vantagens, com sua abundante cobertura verde, além do fato de a capital estar entre as primeiras cidades brasileiras no ranking de bem-estar humano.

Para ajudar você com essa decisão, fizemos este artigo com alguns dos melhores bairros da capital goiana, mostrando também outros municípios próximos da região, que podem ser uma excelente opção para a sua família. Boa leitura!

Setor Bueno

Um dos bairros mais antigos da capital e considerado por muitos moradores um dos melhores para se morar, o Setor Bueno também está entre os mais seguros. A região é repleta de prédios imponentes e praças bem cuidadas, excelentes para quem gosta de fazer atividades ao ar livre, como caminhadas ou passeios de bicicleta.

Por lá, também é possível encontrar uma grande quantidade de instituições de ensino — da pré-escola até universidades. No entanto, por conta da grande quantidade de facilidades, o trânsito no bairro pode ser um pouco intenso, principalmente em horários de pico.

Jardim Goiás

Inicialmente parte da fazenda de Lourival Louza, hoje lar do Estádio do Governo do Estado de Goiás, do Serra Dourada e do Parque Flamboyant, o Jardim Goiás é o bairro com o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da cidade.

Por conta desse importante índice, o local se tornou uma das áreas mais nobres, atraindo grandes empreendimentos, como o Shopping Flamboyant e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, (PUC-Goiás).

Apesar de não contar com um grande número de escolas e academias, o bairro está em pleno desenvolvimento e densidade comercial.

Setor Marista

O Setor Marista se desenvolveu a partir da construção do colégio com o mesmo nome, em 1962, o que atraiu moradores para a região com maior poder aquisitivo. Hoje, vários estabelecimentos de alta qualidade, comerciais e de entretenimento, fixaram-se no bairro.

Além disso, o local conta com uma ótima infraestrutura e opções de colégios de qualidade, como o próprio Marista. A desvantagem é que também sofre com o intenso tráfego, principalmente por dar acesso a outros bairros nobres, como o Bueno, Jardim Goiás e o Nova Suíça.

Nova Suíça

O Nova Suíça é um bairro planejado, inaugurado durante a década de 1970. Tem exatamente 55 quadras e é predominantemente residencial, tendo poucas opções de estabelecimentos comerciais. Apesar disso, redime-se por estar perto dos bairros de Goiânia mais completos nesse quesito, como o Setor Bueno.

Setor Oeste

Também considerado um dos bairros mais seguros da Capital, é no Setor Oeste que se localizam tanto a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás quanto o Zoológico de Goiânia.

A região fica entre os Parques dos Buritis e Lago das Rosas, um dos motivos pelos quais tem o ar mais puro da capital. Assim, para quem está à procura de um bairro verde, é uma das melhores opções.

Além disso, ele é considerado o centro urbano de Goiânia, com a maior concentração de bancos, hotéis, clínicas, escolas e academias. Entretanto, por ser uma região muito tradicional, seus prédios costumam ter um condomínio um pouco elevado, mas que compensa pelas vantagens oferecidas aos moradores.

Setor Sul

Parte da história da construção de Goiânia, o Setor Sul foi projetado por Armando de Godoy, na década de 1930, com inspiração nas tendências das cidades-jardim. Isso resultou em uma área predominantemente residencial, com grande número de praças arborizadas e centros comerciais.

Assim como o Setor Oeste, sofreu com a passagem do tempo, mas suas praças ainda guardam o charme do projeto de Godoy.

Setor Universitário

O bairro com a maior concentração de instituições de ensino superior — o que lhe rendeu o nome —, o Setor Universitário é uma das regiões de Goiânia que mais atrai jovens, devido à proximidade com as faculdades.

Com isso, há uma grande quantidade de atrações e atividades culturais para todas as idades. O maior exemplo disso é a Praça Universitária, que recebe eventos musicais, colocando em evidência artistas locais e de todo o Brasil.

No entanto, vale ressaltar que, apesar da excelente localização, o bairro ainda sofre com alguns problemas de infraestrutura, se comparado com outros desta lista.

Jardim América

Um dos maiores bairros da cidade, o Jardim América faz divisa com outras áreas nobres, como Nova Suíça, Jardim Atlântico, Parque Amazônia e Setor Bueno. Devido à facilidade de acesso, várias empresas e famílias se estabeleceram aqui, o que resultou em uma excelente variedade de serviços e infraestrutura.

Lá estão supermercados, comércios variados e a feira do CEPAL — uma ótima opção para as compras. O bairro também conta com ótimos locais para o lazer, como a Praça Santos e a Praça dos Esportes, que dispõem de áreas próprias para a prática de esportes ao ar livre.

Parque Amazônia

Essa localidade é destaque entre os melhores bairros de Goiânia, por ser uma região praticamente livre de trânsito pesado e engarrafamentos. Outro dos seus atributos é promover agilidade de acesso a muitas das atrações da cidade, como centros culturais e áreas de farto comércio.

O perfil do bairro contempla quem busca morar perto de grandes centros comerciais, pois nele está um dos principais shopping centers da capital. Diversos bares e restaurantes complementam as alternativas desse entorno, que conta ainda com todo o verde do Parque Cascavel.

Leste Vila Nova

Trata-se, aqui, de um dos bairros mais tradicionais de Goiânia, onde podem ser vistos amplos casarões compondo o cenário de ruas e avenidas. Na localidade estão diversificados restaurantes e comércios, muitos deles com fama que vai bem além dos limites da região.

Para os momentos de contemplação e relaxamento, moradores e visitantes do Vila Nova têm a Praça Boaventura, com sua calmaria e a sombra das muitas árvores. O Mercado Da Vila Nova, um dos mais movimentados da cidade, é mais um atrativo do bairro.

Situado no entono da Praça, tem pastelarias, comércios e restaurantes, sendo um verdadeiro ponto de encontro local.

Outros municípios

A Região Metropolitana de Goiânia tem 20 municípios e dois milhões e meio de habitantes. Aparecida de Goiânia é um de seus destaques! Isso porque a região está em uma fase de expansão, tanto econômica quanto populacional, que pode ser sentida no fato de o município ser atualmente o líder em empregos do estado.

Para se ter uma ideia, a cidade está em 3º lugar no PIB do estado, atrás apenas da capital e de Anápolis. Além disso, a região ainda está em pleno desenvolvimento com grandes condomínios e uma mentalidade de urbanismo com foco nas pessoas.

Como escolher um bairro de Goiânia para morar

Quando se está procurando o lugar ideal para se morar com a família, uma das maiores preocupações que se tem é com a qualidade de vida que todos terão no novo lar, não é mesmo?

Por isso, é importante analisar certos aspectos das localidades, para encontrar o bairro de Goiânia ideal para o seu perfil. Confira, a seguir, alguns dos pontos a verificar!

Infraestrutura do bairro

Os principais bairros de Goiânia se destacam pela completa infraestrutura que apresentam, porém, eles têm características distintas entre si. O que é ótimo, pois atendem a diferentes perfis de moradores.

Para saber qual bairro é o mais indicado para você e sua família, pense no que vocês mais valorizam ter por perto. Aí é só perceber qual das regiões atende a essa expectativa, se uma área com muitos comércios e serviços, ou um lugar mais sossegado, com fácil acesso aos centros de consumo.

Tempo de deslocamento para lugares do dia a dia

Morar bem está ligado a ter facilidade para chegar aos lugares cotidianos, já que isso é indispensável para cumprir a agenda de compromissos. Portanto, ao pensar em morar em determinada localidade, analise como é o deslocamento a partir dela até seu trabalho e a escola dos filhos, por exemplo.

Busque saber se o bairro tem bons acessos, que possibilitem agilidade aos seus trajetos diários. Veja, também, como o trânsito flui nessas vias nos horários em que você costuma sair de casa.

Lazer oferecido

A experiência em moradia se torna mais completa quando se pode contar com lazer na localidade. Afinal, não ter de percorrer longas distâncias para aproveitar os momentos de descontração deixa a diversão ainda melhor.

Desse modo, dê preferência a bairros com estruturas de lazer, esportes e convivência, em sua busca pelo lugar ideal. Foque a sua procura nos locais que proporcionem também contato com a natureza, pois ter áreas verdes por perto faz toda a diferença para o bem-estar.

Segurança

Bairro bom é bairro seguro, porque não há qualidade de vida sem a sensação de ter a família e o patrimônio protegidos. Então, privilegie os lugares planejados para proporcionar tranquilidade aos moradores, ao avaliar os bairros de Goiânia.

Condomínios com acesso controlado por portaria, que tenham sistemas de vigilância, como monitoramento por câmeras e rondas, são pensados para manter bem longe as ameaças. Coloque, então, essa modalidade de empreendimento no topo da sua lista de opções.

Os melhores bairros de Goiânia são ricos em áreas verdes e oferecem todas as comodidades e facilidades para os moradores. Outras boas opções são os municípios do entorno, que estão florescendo com o desenvolvimento. Neles, os residenciais completos, concebidos dentro dos mais inovadores conceitos de urbanismo, despertam as atenções. Com infraestruturas pensadas para proporcionar a melhor experiência em moradia, atendem a quem faz questão de muita qualidade de vida.

Entre agora em contato com a CINQ e descubra a solução em moradia perfeita para você e sua família!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião