Blog


Tecnologia em construção: como ela transforma a vida dos moradores?

26 de setembro de 2018

O uso da tecnologia em construção civil sempre constituiu um desafio devido às características desse setor que exige que o maquinário seja levado até o canteiro de obras, o que torna a aplicação de novos recursos mais complexa.

Ainda que existam essas barreiras, esse segmento se beneficia cada vez mais do uso da tecnologia e da inovação, seja em aplicações construtivas diretamente no canteiro de obras como também no planejamento dos projetos, impactando diretamente na qualidade do produto final obtido.

Quais os benefícios do uso da tecnologia em construção?

A aplicação da tecnologia em construção tem como objetivos principais a redução dos custos e a melhora da qualidade, sendo esses os aspectos mais relevantes. Ainda assim, existe uma série de benefícios que agregam valor para o cliente final. Conheça alguns deles a seguir!

Redução do tempo da construção

A expectativa dos especialistas é que a tecnologia impacte o tempo das obras na construção civil, sendo uma tendência que esse setor também seja beneficiado pela entrega de materiais pré-fabricados e pré-moldados, como com blocos que permitam que apenas a montagem seja realizada no canteiro de obras.

Redução do custo com impacto no preço final

Assim como a tecnologia de blocos pré-moldados, o uso de novos materiais também tem influenciado a construção permitindo que haja uma redução do custo da obra e, consequentemente, no preço final do produto, afetando diretamente o comprador final do imóvel.

A aplicação da tecnologia BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem de Informações da Construção) possibilita a criação de modelos digitais da construção e permite maior controle dos processos manuais, além de reduzir os custos dos empreendimentos.

Arquitetura de qualidade e design urbano

A arquitetura e o design também são influenciados pela tecnologia, o que permite reduzir o tempo de desenvolvidos dos projetos, assim como melhoram a qualidade do resultado obtido. Alguns dos aspectos que impactam essas novas possibilidades são:

  • uso de softwares mais precisos e que permitem o desenvolvimento de projetos em três dimensões;
  • aplicação de trenas digitais, câmeras de profundidade e scanners para tornar as medidas dos espaços mais precisas e rápidas;
  • uso de impressoras 3D para personalização das soluções, como impressão de móveis e também de construções inteiras.

Além de influenciar os resultados diretos do imóvel, o uso da tecnologia em construção também impacta o desenvolvimento dos projetos em condomínios, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores.

Mobilidade e integração

Atualmente, antes de comprar um imóvel, os interessados não avaliam apenas as questões relacionadas com a área interna, mas, também, aspectos externos da habitação, como mobilidade para locais frequentados pela família, por exemplo.

Dessa forma, os projetos estão mais empenhados em atender demandas referentes à capacidade de mobilidade da família, além da possibilidade de fazê-lo com mais qualidade, considerando aspectos econômicos, ambientais e sociais.

A integração com rotas relevantes para acesso a serviços e centros comercias, valorizando localizações que ofereçam áreas verdes e maior qualidade de vida é mais recorrente, o que torna as vias de acesso cada vez mais relevantes nesses projetos.

Acessibilidade

A acessibilidade pode ser entendida de diferentes formas, uma vez que a tecnologia permite considerá-las nos empreendimentos imobiliários. Para pessoas com deficiência física, por exemplo, ela passou a ser mais valorizada.

Um exemplo é a construção de calçadas padronizadas em todo o condomínio, antes mesmo da construção das residências. Com isso, todas as pessoas podem se locomover nesse espaço sem restrições, o que o torna mais acessível e inclusivo.

A acessibilidade inteligente também inclui o acesso de todas as pessoas aos bens internos e externos, como facilidade para ir até centros comerciais, escolas, trabalho, parques e outros espaços relevantes para o desenvolvimento pessoal e familiar.

Segurança

Ao adotar soluções tecnológicas permite-se que haja uma melhora significativa das condições de segurança do empreendimento, seja da própria construção, com processos mais controlados e com maior qualidade de etapas e de materiais.

A segurança reflete-se ainda na tranquilidade da família quando morarem nesse espaço, pois podem fazer atividades ao ar livre, frequentar parques e praças e espaços sociais sem riscos. O uso de câmeras de vigilância, portaria 24 horas, fechaduras eletrônicas e outras soluções também aumentam a segurança familiar.

Sustentabilidade

Na área da sustentabilidade muitos avanços têm sido conquistados, como o uso da bioconstrução, que permite reduzir os impactos dos projetos imobiliários no meio ambiente. Isso é possível com a valorização de aspectos, como:

  • desempenho energético do condomínio e das residências;
  • consumos eficientes, reduzindo o uso de água e energia elétrica nos imóveis e espaços comuns;
  • ambientes saudáveis e sustentáveis com mais áreas verdes, asfaltos permeáveis e outros fatores;
  • uso de materiais reciclados, reutilizados e sintéticos que reduzem o impacto no meio ambiente.

Essas novas soluções têm permitido que, além de projetos mais sustentáveis, eles tenham maior qualidade para os moradores, custos construtivos reduzidos e menor ineficiência em modelos obsoletos.

Como escolher uma construtora comprometida com a inovação?

Ao observar essa série de benefícios proporcionados pelo uso da inovação e da tecnologia em construção, o interessado em adquirir uma casa própria deve considerar esses fatores ao escolher a construtora responsável pelo empreendimento.

Uma escolha mais acertada impactará questões como a segurança do local de habitação, conforto da família, convívio social e melhora da comunalidade, maior mobilidade e, consequentemente, mais qualidade de vida, principalmente para famílias com crianças e que querem proporcionar um ambiente saudável e tranquilo para elas.

Pensando nessas demandas, um primeiro aspecto que deve ser observado pela família refere-se aos empreendimentos imobiliários já lançados pela construtora. Eles possuem essas características e elas se refletem na qualidade de vida dos atuais moradores?

Verifique, ainda, o cumprimento da construtora em relação às questões técnicas e de licenças, garantindo que o uso da tecnologia esteja, de fato, agregando na qualidade dos imóveis e condomínios.

Essa avaliação é fundamental visto que o investimento em um imóvel consiste em um negócio de longo prazo que afetará diretamente as possibilidades da família, a qualidade de vida, as amizades e outros fatores, fazendo com que a preocupação da construtora em proporcionar essas experiências seja essencial.

O uso da tecnologia em construção é cada vez mais frequente, entretanto, é fundamental que o comprador avalie como essas soluções são implementadas pela construtora no projeto, melhorando o resultado alcançado.

Quer saber como uma construtora que investe em tecnologia e inovação impacta a qualidade de vida dos moradores? Converse com nossos consultores e saiba mais!

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião