Blog


Veja 7 cuidados para não errar ao comprar um lote

03 de setembro de 2018

Escolher um bom terreno é o primeiro passo a tomar se você está em busca de segurança e qualidade de vida para construir sua casa. Para comprar um lote de qualidade e ter a sensação de que fez a escolha certa, é importante ter alguns cuidados.

Imagine que você não conferiu se o bairro tem acesso fácil, sem trânsito, à região central da cidade. Isso pode ser uma má surpresa, não é? Também é necessário avaliar o solo. Geralmente, um solo ruim pode aumentar o preço da obra e trazer alguns prejuízos.

Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa avaliar na hora de comprar um lote e por que esses cuidados são necessários para que seja realmente a concretização de um sonho. Confira nossas 7 dicas!

1. Avalie os tipos de imóveis que podem ser construídos no local

Se você deseja comprar um terreno de uma empresa responsável pelo loteamento e urbanização de um terreno, o que é o ideal, deve receber um documento chamado Regulamento Construtivo.

Esse documento é necessário para que o projeto da residência cumpra conceitos urbanísticos e para que esteja de acordo com a legislação do município.

Toda cidade deve ter um plano diretor que orienta empreendedores e moradores sobre os tipos de edificações permitidas em determinada região, além da altura ideal e tamanho dos recuos. Por isso, verifique se a empresa que fez o loteamento está preocupada em esclarecer esses pontos.

2. Conheça a região e os serviços próximos

Quando o preço é bom, o terreno é grande e a oportunidade parece única, podemos nos esquecer de verificar os serviços disponíveis na região. No entanto, a relevância disso pode variar conforme as suas prioridades.

Você precisa avaliar se aquela região atende suas necessidades atuais e as de longo prazo. Por isso, considere as perspectivas daquele lugar. Se ele estiver com sinais de expansão, é provável que a variedade de serviços aumente com o passar do tempo.

3. Observe o solo, as condições climáticas e a umidade

A região e o tamanho do lote geralmente são as características que mais chamam a atenção dos compradores, mas a qualidade do solo vai fazer toda a diferença.

Solos arenosos, com terra leve, podem precisar de reforço, como injeção de cimento, e compactação. Em terrenos pedregosos ou com argila, os custos podem aumentar porque você pode precisar de um nivelamento.

É provável que a empresa responsável pelo loteamento tenha informações sobre o solo. Mas, caso ainda tenha dúvidas, chame alguém especializado para fazer uma avaliação.

4. Verifique se a documentação está correta ao comprar um lote

Se você for comprar um lote de outra pessoa, confira se há algum ônus registrado no terreno com a prefeitura da sua cidade. No caso de compras feitas a partir de projetos de loteamento, é necessário checar a idoneidade da empresa.

O loteamento deve estar presente no Ofício de Registro de Imóveis, com as licenças emitidas e o projeto aprovado. Além disso, você consegue uma informação precisa sobre a instalação das redes elétricas e de água com as empresas que prestam esses serviços.

Mesmo que haja uma previsão na documentação fornecida pela empresa responsável pelo loteamento, vale a pena buscar uma fonte independente.

Para ser regular, um loteamento também precisa ter um selo de aprovação da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO). No Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do seu estado, você verifica a idoneidade da empresa.

5. Verifique o valor do IPTU de uma casa

Conforme você construir sua casa, o valor do IPTU é atualizado e deve aumentar. Mas quando se compra um lote ainda vazio, esse imposto já existe. Por isso, pergunte à corretora como funciona a taxação de IPTU naquele loteamento e o que a prefeitura local leva em conta quando aumenta as taxas.

6. Visite o local em períodos diferentes

Uma mesma região pode ser diferente dependendo do dia e horário em que você faz as visitas. Por isso, tenha um pouco de paciência e visite o lote em momentos diferentes. Não deixe de ir em algum dia de chuva, por exemplo. Assim, é possível verificar a capacidade de drenagem do loteamento.

7. Conheça o formato do terreno

O formato do terreno pode ajudar no seu projeto arquitetônico ou trazer diversos problemas para as construções. Além do formato, terrenos em declives, aclives e planos pedem abordagens diferenciadas.

No que se refere ao formato, aqueles mais “quadrados”, com a frente mais larga, dão uma imponência bacana para a casa. Já o terrenos mais compridos e finos oferecem um bom espaço para construir áreas de lazer e jardins na parte de trás.

Aqueles terrenos com as laterais angulares ou perímetro disforme podem trazer muitos problemas em relação ao aproveitamento do espaço. Se não houver escapatória, bons arquitetos conseguem dar soluções para que você não perca área útil.

Quando os terrenos são em aclive ou declive, é possível construir pelos projetos, mas os preços costumam subir. Naqueles com aclive, as casas com mais de um andar ou nível são favorecidas. Mas, para isso, talvez seja necessário construir muros de contenção e fazer alguma terraplanagem.

Nos dois casos, é importante checar como é o feito o escoamento da água dos terrenos vizinhos.

Como você viu neste artigo, é preciso considerar diversos aspectos para dizer se você está fazendo um bom negócio ao comprar um lote. O importante é colocar tudo isso na balança e atribuir quais fatores têm mais peso. Assim, fica mais fácil de escolher.

Vale até fazer uma lista dessas dicas aí de cima e marcar aquelas que você já conferiu em cada lote que visita. Pode dar trabalho, mas com paciência e organização, você consegue tomar uma decisão coerente e mais certeira!

Gostou das nossas dicas? O que acha de aprender a morar com menos gastos neste outro artigo do blog?

Powered by Rock Convert

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ? CADASTRE-SE

Entre em contato
com a gente
>
Pelo WhatsApp

(62) 99444-4279

Prontos para te atender!

Pelo telefone

(62) 3941-1500

Ligue pra nós

Nos envie um e-mail!

Clique e fale com a gente

Agende com um consultor

Escolha o melhor local e horário

Relacionamento com cliente

62 99972-6816

Também via WhatsApp!

Chat

Reunião